Criando uma Conexão Segura

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Criando uma Conexão Segura

Ao expandir o respectivo item do servidor OPC UA na janela de conexão, o usuário deve selecionar um endpoint que determine a forma de segurança usada na conexão, o que significa que um certificado digital é usado entre a Interface OPC UA e o servidor OPC UA. Para isto, selecione um endpoint conforme a figura a seguir.

Selecionando um endpoint no servidor OPC UA

Selecionando um endpoint no servidor OPC UA

Após selecionar a forma de autenticação, anônima ou com usuário e senha, clique em Test Connection. Provavelmente um erro ocorre, o que neste caso já é esperado. Com isto, o servidor OPC UA recebe o certificado da Interface, que por padrão é considerado Untrusted (não confiável). O usuário deve então informar no servidor OPC UA selecionado que este certificado deve ser confiável, ou seja, aplicando um comando Trust, conforme as figuras a seguir.

Certificado não confiável

Certificado não confiável

Certificado confiável

Certificado confiável

 

NOTAS

As figuras anteriores devem ser consideradas apenas como um exemplo, ou seja, a interface gráfica e a forma de aceitar um certificado varia conforme o servidor OPC UA. Em caso de dúvidas, consulte a documentação do servidor OPC UA.

Se não desejar utilizar um certificado digital na conexão, selecione o endpoint None, caso esteja disponível na lista.

 

Em seguida, clique novamente em Test Connection para confirmar o funcionamento da conexão, que agora usa segurança via certificado digital. Conclua a configuração clicando em OK e salve as modificações no EPM Studio.

Conexão configurada com sucesso

Conexão configurada com sucesso

Após configurar esta Interface de Comunicação, pode-se importar Tags de um servidor OPC UA ou associar os endereços de Tags à variáveis (Basic Variables) previamente criadas no EPM Server.

Esta página foi útil?