Interface OPC DA Classic

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Interface OPC DA Classic

A Interface de Comunicação OPC DA Classic permite a conexão com qualquer servidor OPC DA Classic instalado no mesmo computador que o EPM Interface Server.

 

NOTA

Por questões de segurança, o EPM Interface Server NÃO tem suporte à DCOM, tecnologia responsável pela comunicação remota com servidores OPC Classic. Por este motivo, deve estar instalado no mesmo computador onde se encontra o servidor OPC DA Classic. Já a comunicação entre o EPM Interface Server e o EPM Server segue o padrão OPC UA, que é realizada de forma segura, possibilitando inclusive esta disposição como um gateway, levando dados de um servidor OPC Classic a um OPC UA de maneira segura, eficiente e confiável.

 

A criação de uma Interface de Comunicação OPC DA Classic segue um procedimento análogo à da criação de uma Interface de Simulação, diferenciando-se apenas em alguns aspectos.

1.Para inserir esta Interface de Comunicação, clique com o botão direito do mouse no nó do Interface Server no Explorer do EPM Studio e selecione a opção New Interface, similar ao procedimento para inserir a Interface de Simulação. Esta mesma operação pode ser executada na Faixa de Opções do EPM Studio, clicando em Interface na aba Insert.

2.A janela de criação de Interfaces é mostrada. Na opção Type, selecione o item OPCDA. Nas opções Name e Description, digite um nome (obrigatório) e uma descrição (opcional) para a Interface, respectivamente.

3.No caso deste tipo de Interface de Comunicação, a opção Publishing Interval corresponde ao intervalo de tempo antes do qual não são recebidos dados do servidor OPC DA Classic, mesmo que tenha havido alguma variação do valor. Apenas a última variação que ocorreu neste período é recebida pela Interface de Comunicação. O menor valor permitido é de 100 milissegundos.

Seleção do tipo de Interface

Seleção do tipo de Interface

4.Ao concluir o preenchimento dos campos, clique em Next para ir ao passo seguinte, onde é preciso selecionar o servidor OPC DA Classic. Este servidor é apresentado em uma lista de seleção que mostra todos os servidores OPC DA Classic encontrados no computador.

Seleção do servidor OPC DA Classic

Seleção do servidor OPC DA Classic

5.Uma vez selecionado o servidor, clique em Next para abrir uma nova janela informando a criação de uma nova Interface de Comunicação pertencente ao EPM Server Interface selecionado.

6.Por padrão, a opção Start Interface after creating it (iniciar a Interface de Comunicação após a criação) já vem selecionada. Isto permite que, logo após a criação, a Interface já inicie e tente estabelecer a comunicação com a fonte de dados à qual foi configurada.

7.Para concluir a operação de criação, clique em Finish. Uma vez concluída, surge uma mensagem informando o sucesso da operação.

8.Após criada a Interface de Comunicação com um servidor OPC DA Classic, as propriedades podem ser acessadas através da opção Properties do menu contextual desta Interface. Uma aba com as informações sobre esta Interface se abre.

Janela de configuração da Interface

Janela de configuração da Interface

As propriedades da Interface de Comunicação com um servidor OPC DA Classic são análogas às demais Interfaces de Comunicação, com exceção do significado da propriedade Publishing Interval, do identificador do servidor OPC DA Classic com o qual se estabelece a conexão e da forma com que esta Interface se comunica com o servidor, que por padrão é por Subscription.

Após configurada a Interface de Comunicação, já é possível realizar a importação dos Tags do servidor OPC DA Classic (Importação de Tags) ou associar os endereços à variáveis (Basic Variables) previamente criadas no EPM Server (Configuração de Fonte de Dados).

 

NOTAS

Para utilizar a Interface de Comunicação com servidores OPC DA Classic, é necessário que o EPM Interface Server esteja instalado no mesmo computador do servidor, uma vez que, por questões de segurança, esta Interface de Comunicação permite apenas comunicação via COM, estando desabilitada a comunicação via DCOM.

Recomenda-se utilizar a opção Read (polling) como mecanismo de aquisição dos dados apenas em situações que realmente justifiquem esta escolha, como por exemplo na comunicação com servidores OPC DA Classic não aderentes completamente ao padrão e que não têm implementada a opção de comunicação por Subscription. Vale ainda ressaltar que o mecanismo de comunicação por Subscription não era definido como requisito necessário antes da versão 3.0 do padrão OPC DA Classic.

Para saber como proceder na situação de operação em redundância com este tipo de Interface de Comunicação, consulte o tópico Redundância de Interfaces de Comunicação.

Esta página foi útil?