Gerenciamento das Interfaces de Comunicação

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Gerenciamento das Interfaces de Comunicação

A operação adequada do sistema de informação é vital para que os dados estejam sempre disponíveis e, acima de tudo, sejam confiáveis a ponto de refletir o estado real do processo. Visando o monitoramento e controle da etapa de coleta de dados, o EPM Studio disponibiliza, para usuários com as devidas permissões, uma ferramenta que apresenta as informações relacionadas à coleta e posterior encaminhamento dos dados ao EPM Server.

Para acessar estas informações é preciso selecionar o Interface Server que se deseja analisar e clicar em Statistics Statistics na seção Interface Server na Faixa de Opções Interface, ou então selecionar a opção Statistics no menu contextual correspondente ao Interface Server selecionado. Abre-se uma aba correspondente ao Interface Server selecionado apresentando uma tabela com as informações das Interfaces de Comunicação registradas, bem como uma imagem esquemática do fluxo de dados apresentando as informações correspondentes à Interface de Comunicação selecionada na tabela.

Descrição das informações disponíveis em um Interface Server

Informação

Descrição

Name

Nome da Interface de Comunicação gerenciada pelo Interface Server que está sendo analisado

Type

Tipo da Interface de Comunicação

Status

Estado da Interface de Comunicação, Stopped (parada) ou Running (executando)

Status Time

Informação da data e da hora em que a Interface de Comunicação foi para o estado indicado, parada ou executando

Active Tags

Número de Tags ou Data Objects ativos que recebem dados provenientes da Interface de Comunicação correspondente

Source-In Rate

Taxa de coleta de dados, apresentada em número de valores por minuto

Hist-Out Rate

Taxa de envio de dados para armazenamento, apresentada em número de valores por minuto

Hist-Out Bandwidth

Banda de rede, apresentada em bytes por minuto dos dados encaminhados para armazenamento

RT-Out rate

Taxa de envio de dados em tempo real, apresentada em número de valores por minuto

RT-Out Bandwidth

Banda de rede, apresentada em bytes por minuto dos dados encaminhados pela via de tempo real

 

NOTA

Tags (Data Objects) ativos correspondem a todas as variáveis utilizadas no EPM que estão sendo contabilizadas e validadas junto à chave de produto. É importante ressaltar que mesmo não estando habilitado o armazenamento de uma variável, esta continua contando como ativa.

 

Ao ser selecionada uma das Interfaces de Comunicação apresentadas na tabela, a figura a seguir, com o esquema do fluxo de dados, é atualizada para mostrar as informações correspondentes.

Esquema do fluxo de dados

Esquema do fluxo de dados

Esta imagem corresponde ao fluxo dos dados que passam por uma Interface de Comunicação gerenciada por um Interface Server. Como é possível constatar, após serem coletados pela Interface de Comunicação, os dados seguem para um pré-processamento e então dividem-se em duas vias, uma de tempo real, utilizada para visualizações nos gráficos e para cálculos das Expression Variables, e a outra segue pela via dos dados a serem armazenados, que podem ou não sofrer uma compressão antes de seguirem para um buffer temporário, que só apaga os dados após receber a confirmação de que o EPM Server já os armazenou definitivamente (tecnologia Store and Forward).

Esta página foi útil?