Configuração das Propriedades dos Tipos de Objetos

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configuração das Propriedades dos Tipos de Objetos

Clique sob o nó de um tipo de objeto para abrir a página de propriedades, conforme a figura a seguir. Nesta página o usuário visualiza quais propriedades são modeladas e sincronizadas no EPM para o respectivo tipo de objeto, além de poder configurar opções extras. No caso descrito, foram adicionadas manualmente as propriedades KPI_Availability e SerialNumber.

Propriedades E3 Exported dos tipos de objetos

Propriedades E3 Exported dos tipos de objetos

A tabela a seguir contém a descrição das opções disponíveis nesta janela.

Opções disponíveis para configuração dos tipos de objetos

Opção

Descrição

Change Image

Possibilita adicionar uma imagem para representar o respectivo tipo de objeto, como por exemplo um XObject, no EPM. Para os tipos de objetos nativos do Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water, o mapeamento dos ícones é realizado automaticamente, ou seja, os mesmos ícones são usados nos tipos de objetos do EPM

Rebuild Type

Atualiza a definição do tipo de objeto no EPM. Caso o tipo de objeto tenha sido alterado, como por exemplo ao adicionar uma nova propriedade para mapeamento, ao clicar nesta opção a estrutura dos objetos na modelagem do EPM é atualizada, independente da execução da sincronização. Esta opção só funciona se o tipo do objeto já está criado no EPM Server. Para mais informações, consulte o tópico Opção Rebuild Type

E3 TypeName

Nome da classe do objeto declarado no Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water

EPM TypeName

Nome da classe do objeto declarado no EPM. Atualmente o Elipse Data Model utiliza somente o nome para criar a associação da classe criada no EPM com a respectiva classe do Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water, ou seja, a opção E3 TypeName

E3 Exported Properties

Este grupo de propriedades contém obrigatoriamente nomes definidos pela classe do objeto no Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water. Ao criar a modelagem no EPM, estas propriedades são automaticamente vinculadas com Basic Variables comunicando com a respectiva propriedade no Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water, ou seja, as operações que ocorrem para estas propriedades no momento da sincronização são a criação da propriedade no modelo e a associação automática com a respectiva Basic Variable. Caso a Basic Variable não exista, então é criada. O usuário também pode definir qual propriedade do objeto do Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water é associada às propriedades da Basic Variable no EPM, ou seja, Description, EU, EULow, EUHigh e BasicVariable Template

User Properties

Este grupo contém propriedades extras, definidas pelo usuário, que são criadas para este tipo de objeto somente no EPM. Estas propriedades não precisam existir no Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water. Além disto, as propriedades criadas aqui não são vinculadas com uma Basic Variable de forma automática pelo Elipse Data Model. O usuário é responsável por criar a associação de forma manual posteriormente, visto mais adiante. Conforme a imagem anterior, foi adicionado manualmente no grupo a propriedade KPI_Availability. Esta propriedade pode ser associada à uma Expression Variable que calcula um indicador de disponibilidade do motor, por exemplo

Simple Properties

As Simple Properties são propriedades escalares, ou seja, possuem apenas um único valor. Esta propriedade também é definida pelo usuário e só existe na modelagem do EPM. O valor inicial pode ser declarado neste grupo ou posteriormente para cada instância na modelagem. Exemplos práticos são o número serial de um equipamento, como no exemplo da imagem, geolocalização ou o nome do fabricante do equipamento. Ao contrário dos grupos E3 Exported Bind Properties e User Bind Properties, esta propriedade não tem histórico, pois não suporta nenhuma Basic Variable associada

 

Podem ainda existir casos mais específicos, onde no grupo E3 Exported Properties uma determinada propriedade é do tipo objeto, ou seja, ao invés de um Float ou Integer, por exemplo, a propriedade é do tipo IOTag. Neste caso, o usuário precisa definir qual propriedade deste Tag de Comunicação a respectiva propriedade do Elipse Data Model recebe.

No exemplo a seguir, supondo que a propriedade RPM seja do tipo IOTag, a coluna Elipse Property Name foi editada para informar que esta propriedade recebe a propriedade Value do respectivo Tag de Comunicação associado na aplicação Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water.

Bind de objetos na janela de propriedades

Bind de objetos na janela de propriedades

Outra situação que também pode ser desejada é que no grupo User Properties uma propriedade também tenha que ser associada a uma Basic Variable. Neste caso, a Basic Variable é criada sem nenhuma fonte de dados vinculada. Além disto, a chave para que o Elipse Data Model saiba se é preciso criar um Tag correspondente ou não, no caso de já existir, passa a ser o nome da Basic Variable, já que estas variáveis não possuem uma fonte de dados nesta situação.

O principal objetivo dessa funcionalidade é que outros sistemas, tais como o EPM Processor, possam calcular valores automaticamente e atribuir estes valores a estas Basic Variables. Assim, no exemplo da figura a seguir, o resultado da propriedade KPI_Availability é calculado e atribuído à respectiva Basic Variable pelo EPM Processor. A configuração necessária para isto no Elipse Data Model é selecionar a opção Create BV e vincular um Template para a Basic Variable a ser criada.

Bind sem fonte de dados na janela de propriedades

Bind sem fonte de dados na janela de propriedades

Outra característica também possível de configurar é se uma ou mais Simple Properties têm o valor já configurado no momento da sincronização por uma propriedade específica do objeto do Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water.

Este caso é interessante, pois muitas vezes uma propriedade, tal como geolocalização, já foi criada e preenchida na aplicação Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water e, portanto, deve apenas ser copiada para a respectiva propriedade do Elipse Data Model. Caso a coluna BindProperty seja configurada, esta operação de preenchimento automático sempre ocorre a cada sincronização. Esta funcionalidade também evita que o usuário tenha que reescrever manualmente em cada propriedade via EPM Studio.

Conforme a figura a seguir, a propriedade SerialNumber do EPM recebe automaticamente o valor correspondente da propriedade Equipment_SN deste objeto no Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water.

Bind com Simple Property na janela de propriedades

Bind com Simple Property na janela de propriedades

 

NOTA

Na configuração do EPM para as Medidas Analógicas (PowerAnalogMeasurements) e Discretas (PowerDiscreteMeasurements) do Elipse Power, apenas a propriedade Value é definida na opção E3 Exported Bind Properties. Este é o caso mais utilizado nas aplicações do Elipse Power, portanto não requer nenhuma modificação nesta página de configuração.

Esta página foi útil?