Logs de Auditoria

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Logs de Auditoria

Os tipos de logs do Elipse Data Model são arquivos do tipo ETL e informações de auditoria. Os arquivos do tipo ETL são compartilhados com o Interface Agent ou EPM Studio, dependendo se a sincronização está ocorrendo na Interface do tipo E3 ou pela operação de Sync no EPM Studio. Estes arquivos do tipo ETL são visualizados através da ferramenta Elipse Event Log Viewer.

As informações de auditoria existem somente para cada execução da operação de Sync no caso do EPM Studio ou enquanto a Interface do tipo E3 está ativa, no caso da sincronização executar na Interface do tipo E3. Os dados mostrados nas janelas de auditoria possuem informações da sincronização em si, ou seja, quantos tipos de objetos foram criados no EPM, quantos Tags foram importados, caminho e quantidade de instâncias criadas e eventuais erros na adição de algum tipo ou objeto, entre outras informações. Estes dados podem ser visualizados através do menu contextual do nó Service para informações relativas à sincronização na Interface ou na janela de Sync pelo EPM Studio para informações relativas a sincronização pela janela Sync. Para verificar a auditoria da sincronização pela janela Sync, selecione a aba Audit da janela, conforme a figura a seguir.

Aba Audit

Aba Audit

Para informações de auditoria referente às sincronizações executadas pelo Interface Agent, clique em Audit no nó Service. Na janela de seleção de log é possível definir a data inicial e final, e em seguida clicar sob a data desejada para buscar apenas os logs referentes às operações de sincronização que ocorreram naquele período.

Página Audit Report

Página Audit Report

As opções disponíveis no resultado do filtro estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis no resultado do filtro

Opção

Descrição

Timestamp

Data e hora de criação do log, ou seja, quando ocorreu a operação de sincronização

Inserted BVs

Quantidade de Basic Variables criadas no EPM na respectiva sincronização

Types Count

Quantidade de tipos de objetos criados no EPM na respectiva sincronização. Uma vez que os objetos são criados, esta operação não é obrigatoriamente necessária nos próximos eventos de sincronização

Interfaces Count

Quantidade de Interfaces do tipo E3 que tiveram os dados modelados

Error

Número de erros na criação de objetos ou instâncias da respectiva operação

 

As informações extras estão abaixo das opções de filtros, para facilitar eventuais análises. A parte superior da página informa se a respectiva operação de sincronização ocorreu com sucesso, bem como as datas e horários de início e fim da operação.

O primeiro campo de filtro permite isolar os dados de cada Interface, caso exista mais de uma Interface para modelagem, ou então visualizar todas as Interfaces de forma geral.

O campo Audit Information permite filtrar a operação de sincronização sob diversos aspectos, tais como Filters, Basic Variables, Types e Instances. A opção Filters mostra as informações descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis para filtros

Opção

Descrição

Domain Type

Nome do filtro configurado no Elipse Data Model Tool. É equivalente ao tipo de objeto do Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water. Neste filtro é possível expandir o item para visualizar as respectivas propriedades e Templates de Basic Variables configurados

Count

Quantidade de propriedades configuradas para o filtro

Enabled

Indica se o tipo de objeto possui algum filtro de caminho

Paths

Informa os caminhos usados para realizar o filtro na aplicação. Caso não possua filtro, a palavra All é mostrada

 

Na mesma página, selecione a opção BasicVariables na lista do campo Audit Information para listar na tabela diversas informações sob a perspectiva das Basic Variables do EPM. As principais informações são os nomes dos Tags criados no EPM, a associação para comunicação com cada fonte, qual Template é usado para configurar a respectiva Basic Variable e a Interface associada, por exemplo.

Opção BasicVariables

Opção BasicVariables

Selecione a opção Types na lista do campo Audit Information para listar diversas informações sob a perspectiva dos tipos de objetos criados no EPM. Caso um tipo de objeto já exista no EPM, este pode não aparecer nesta tabela. As colunas EpmTypes e E3TypeName representam o nome do tipo de objeto criado no EPM e o nome do tipo de objeto existente no Elipse E3 ou Elipse Power, respectivamente.

Opção Types

Opção Types

Selecione a opção Instances na lista do campo Audit Information para listar algumas informações sob a perspectiva das instâncias criadas no EPM. Este filtro traz cada um dos objetos criados no EPM, mesmo os que não sejam declarados explicitamente pelo usuário, e sim todos necessários para construir a modelagem.

Entre as principais informações pode-se citar a coluna EpmTypeName, que representa o nome do tipo de objeto criado no EPM, a coluna ItemPath, que representa o caminho do objeto no modelo, e a coluna Name, que representa o nome do respectivo objeto.

Opção Instances

Opção Instances

A parte inferior da aba é destinada a eventuais erros que ocorram na operação de sincronização, distribuídos nos grupos Interface Errors e General Error.

Esta página foi útil?