Adicionando o Elipse Data Model em um Sistema EPM Existente

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Adicionando o Elipse Data Model em um Sistema EPM Existente

É importante verificar se a chave de produto já possui o módulo Elipse Data Model. O usuário pode entrar em contato com o departamento comercial da Elipse Software para mais informações.

De forma geral, a configuração segue os mesmos passos descritos neste Manual, e o usuário precisa definir os Templates das Basic Variables, definir os tipos de objetos e propriedades que vão ser criados no EPM e filtros de busca, ou seja, todos os passos que contemplam a configuração para um Sistema EPM novo.

No entanto, como os Sistemas EPM instalados já possuem Tags, e consequentemente dados, a pergunta que surge é: como utilizar os Tags já existentes no EPM para associar com a modelagem a ser criada?

Quando o usuário configura os tipos de objetos, conforme o tópico Configuração das Propriedades dos Tipos de Objetos para o EPM, define-se no grid E3 Exported Properties quais as propriedades que se deseja importar no modelo. Isto significa que o serviço cria as Basic Variables para estes pontos da aplicação e as vincula com a modelagem.

Um detalhe importante neste momento é que quando o Elipse Data Model cria a modelagem, verifica se já não existe uma Basic Variable do EPM com o endereço de comunicação para aquele ponto. Se já existir, então apenas associa-se este Tag com o respectivo ponto no modelo. Caso não exista, então cria-se a Basic Variable e associa-se com o modelo. Esta lógica funciona tanto para os objetos do Elipse E3 quanto para objetos do Elipse Power e Elipse Water.

No exemplo da figura a seguir, o EPM Studio já contém algumas Basic Variables criadas pelo usuário, que coletam dados das propriedades RPM, Temperature e OilLevel do objeto MotorPump1, que é um XObject do tipo xoMotor.

Basic Variables existentes no EPM Studio

Basic Variables existentes no EPM Studio

No Elipse Data Model, o usuário definiu na aba Epm TypeMappings que o tipo de objeto xoMotor é modelado no EPM, executando a importação das propriedades RPM, Temperature e OilLevel no grid E3 Exported Properties. Com isto, a modelagem esperada, vista à esquerda na imagem a seguir, precisa de Tags do EPM que contenham os respectivos endereços à direita para serem associados.

Modelagem esperada

Modelagem esperada

Com isto, note que o campo Data Address dos Tags já existentes no EPM possui o caminho necessário para comunicar com os respectivos pontos da aplicação Elipse E3. Desta forma o Elipse Data Model apenas cria a modelagem e cria a associação das propriedades com os Tags. Como já citado, esta mesma lógica é aplicada também para os pontos de aplicações Elipse Power e Elipse Water.

Modelagem no EPM Studio

Modelagem no EPM Studio

Adicionalmente, esta mesma lógica funciona para quando o usuário apagar apenas a modelagem. Os Tags não são recriados ao sincronizar novamente, pois já existem. Apenas o modelo e as associações para as Basic Variables são recriados.

Vale lembrar também que se a estrutura na aplicação é apagada ou alterada, como por exemplo ao mudar nomes ou criar objetos, a modelagem é atualizada conforme o Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water, inclusive reavaliando a necessidade de criação dos Tags. No entanto, os Tags que eventualmente não sejam mais utilizadas pelo Elipse Data Model não são apagados do EPM, exceto se o usuário os apagar.

Na prática, antes de implantar o Elipse Data Model em um sistema já existente, o ideal é gerar um backup do EPM através do EPM Studio e restaurar em uma máquina de testes ou homologação, junto com um Interface Server. Além disto, executar na mesma máquina a aplicação Elipse E3, Elipse Power ou Elipse Water que se deseja criar a modelagem, sem necessidade de comunicação com os equipamentos. Depois o usuário pode configurar normalmente o Elipse Data Model e avaliar de forma mais precisa qual é o resultado e se há algum trabalho adicional para implantar este módulo no Sistema EPM real.

 

NOTAS

A chave de produto precisa conter o módulo Elipse Data Model.

Esta página foi útil?