Interfaces de Comunicação

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Interfaces de Comunicação

As Interfaces de Comunicação são objetos criados em um EPM Interface Server, que gerencia a operação. Cada objeto de Interface de Comunicação contém todas as informações referentes à conexão com um servidor de dados específico, e é responsável por estabelecer esta conexão quando estão ativos.

Os endereços dos pontos de comunicação das fontes de dados são expostos através deste objeto, para então serem utilizados pelas Basic Variables, os Tags do EPM. A figura a seguir apresenta esquematicamente esta configuração.

Configuração das fontes de dados

Configuração das fontes de dados

No Sistema EPM, o objeto Interface de Comunicação é responsável por expor os endereços da fonte de dados, para que estes possam ser utilizados como parâmetro de configuração da origem dos dados que são armazenados nas Basic Variables.

Uma das grandes vantagens desta estrutura reside no fato de não ser necessária a utilização de programas de terceiros para copiar os endereços dos servidores de dados e usá-los posteriormente como parâmetro de configuração de um ponto de armazenamento do historiador. O próprio sistema oferece uma interface simples e intuitiva que facilita esta operação, minimizando eventuais erros de informação de endereços inválidos, além de oferecer facilidades de importação, o que acelera muito o processo de implantação do sistema.

As operações de criação e configuração de Interfaces de Comunicação em um Interface Server registrado em um servidor são todas realizadas através do EPM Studio, e é necessário que o usuário tenha as devidas permissões para efetuá-las. A seguir são apresentadas as diversas Interfaces de Comunicação disponíveis, bem como os procedimentos de configuração e gerenciamento.

Esta página foi útil?