Recuperando um Backup

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Recuperando um Backup

Na eventualidade de ocorrer algum problema que impeça o EPM Server de se autorreparar, é possível proceder com uma operação de restauração de backup. Esta operação também pode ser necessária para o caso de migração ou troca de máquinas. A seguir são descritos os procedimentos necessários.

1.A recuperação de um arquivo de backup é realizada através do EPM Server Configuration Wizard EPM Server Configuration Wizard. Na etapa de seleção do modo de instalação da base de dados do EPM, selecione a opção Restore and upgrade an existing database.

Janela de seleção do tipo de configuração

Janela de seleção do tipo de configuração

2.Clique em Next para abrir uma janela para a definição do nome do banco de dados a ser utilizado na restauração.

Janela de definição de um banco de dados

Janela de definição de um banco de dados

3.Clique em Next para ir à janela seguinte, onde é preciso informar o arquivo de backup a ser restaurado no campo Backup Path, bem como o local onde os arquivos restaurados devem ser dispostos. Os tipos de arquivos que precisam ter o local definido são Primary, Archive, e Log. O grupo Archives Restore Path possibilita a definição do local para todos os arquivos do tipo Archive através de uma ação definida no campo Action, que tem as opções descritas na tabela a seguir.

Opções de ação sobre a definição do local para os Archives

Opção

Descrição

Keep original paths

Utiliza os caminhos originais dos Archives. Esta opção desabilita a opção Browse

Use specified paths for all archives

Utiliza o caminho especificado no campo Path, que pode ser modificado clicando-se em Browse. Todos os Archives do backup e aqueles que venham a ser criados utilizam este caminho

Use SQL Server default path for all archives

Utiliza o caminho padrão do SQL Server para restaurar os Archives do backup e aqueles que venham a ser criados

Use specified path only for new archives

Mantém o caminho original dos Archives do backup e o caminho especificado em Path é utilizado para novos Archives

 

NOTAS

A listagem de arquivos está dividida nos grupos Primary: Arquivos com informações operacionais do Sistema EPM, Archive: Arquivos com os dados de processo, e Log: Arquivos de log de transações do banco de dados. Caso algum dos arquivos esteja em vermelho, isto significa que já existe um arquivo com o mesmo nome no diretório ou que o diretório de destino não existe. Corrija o problema para prosseguir.

Quando a opção Recovery Model da base de dados do EPM é igual a Full, recomenda-se direcionar os arquivos com as informações das transações (Log) para um disco físico ou partição diferente do local onde são armazenados os arquivos de dados (Archives) e das informações do EPM (Primary).

 

4.Uma vez que não haja nenhum local inválido, a opção Next é habilitada para que seja efetuada a restauração do backup.

Janela de seleção do arquivo de backup

Janela de seleção do arquivo de backup

5.Clique em Next para abrir a janela de progresso da restauração.

Janela de progresso da configuração

Janela de progresso da configuração

6.Na etapa final do processo de restauração é aberta uma janela solicitando informar a senha de administrador do EPM correspondente ao arquivo de backup selecionado.

Janela de validação da configuração

Janela de validação da configuração

7.Clique em Next para ir à etapa de confirmação da operação de carregamento do arquivo de backup para o banco de dados selecionado, procedimento análogo ao descrito no tópico Configuração do EPM Server.

Mensagem para iniciar o serviço

Mensagem para iniciar o serviço

8.Após a conclusão, é apresentada uma janela com as informações sobre a restauração. Caso tenha ocorrido algum problema ao longo deste processo, o erro é apresentado na área Audit Events desta janela.

Janela com informações sobre a restauração

Janela com informações sobre a restauração

9.A qualquer momento durante a utilização do EPM Server Configuration Wizard, clique em Back para retornar à etapa anterior de configuração ou clique em Cancel para cancelar a operação.

 

NOTAS

NÃO HÁ COMO RECUPERAR UM BACKUP sem a senha de administrador do EPM (SA), portanto recomenda-se anotá-la e guardá-la em local seguro.

Para preencher uma base de dados com um arquivo de backup, é imprescindível a utilização da senha de administrador do EPM (SA) correspondente ao arquivo de backup selecionado.

Esta página foi útil?