Coletando Logs

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Coletando Logs

Ao executar o Elipse Event Log Collector, a caixa de diálogo da figura a seguir é aberta.

Janela principal do Elipse Event Log Collector

Janela principal do Elipse Event Log Collector

As opções disponíveis nesta janela estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis do Elipse Event Log Collector

Opção

Descrição

Search options

Permite selecionar o modo como os logs são coletados. As opções disponíveis são Collect only the running sessions, em que a coleta de logs é realizada somente nas sessões de log abertas, e Collect log files on disk, que permite selecionar os arquivos de logs para a coleta, através da opção Input folder. Independente do modo, os arquivos coletados são serializados, se suportado pela API e pela sessão de log, para o próximo valor na sequência diária

Input folder

Informa o diretório de onde os arquivos de log devem ser buscados. Inicialmente é preenchido com os parâmetros configurados no storage dos logs, para que seja possível determinar onde os logs estão sendo gerados atualmente. Para selecionar um diretório, clique em Selecionar input folder ou utilize a combinação de teclas ALT + I

Include files in sub-directories

Indica se a coleta deve ser realizada buscando arquivos nos subdiretórios

File extension filter

Informa qual a extensão dos arquivos que devem ser coletados

Collection interval

Permite selecionar um intervalo de tempo para a coleta dos logs. As opções disponíveis são Everything, todos os logs, Last 24 hours, logs das últimas 24 horas, Last 7 days, logs dos últimos sete dias, Last 30 days, logs dos últimos 30 dias, Last 365 days, logs dos últimos 365 dias, ou Custom range, logs de uma data específica. Ao selecionar a opção Custom range, pode-se selecionar uma data específica para a coleta dos logs

Action

Informa o tipo de saída do coletor de logs. Se a opção selecionada é Send by e-mail to, o resultado da coleta dos logs, depois de salvo na pasta de saída, é enviado por e-mail para o endereço informado na opção. Já se a opção é Only save the compressed file to 'Output Folder', o arquivo gerado é apenas salvo na pasta de saída

Output Folder

Indica o diretório de saída onde o arquivo compactado com os logs é salvo. Independente da opção selecionada em Action, uma cópia do arquivo compactado é sempre salva neste diretório. Para selecionar um diretório, clique em Selecionar output folder ou utilize a combinação de teclas ALT + O

Details

Mostra informações sobre o andamento do processo de coleta de arquivos de log

Go

Inicia a coleta dos arquivos de log

Stop

Interrompe a coleta dos arquivos de log

View Files

Permite visualizar quais arquivos de log foram encontrados, de acordo com as opções Input file options e File extension filter. Se a compactação é bem-sucedida, esta lista coincide com a lista de arquivos compactados

 

NOTA

Alterações nos parâmetros da opção Input file options devem ser realizadas com muito cuidado, pois isto determina de onde o coletor busca os arquivos. Só é aconselhado alterar estes valores sob recomendação técnica da Elipse Software.

 

Ao coletar arquivos com extensão .etl (Elipse Trace Logs) que estejam em uso, o programa realiza automaticamente a descarga dos eventos que estão em memória (flush dos buffers de eventos), evitando que informações sejam perdidas.

A descarga dos eventos em memória para o disco só acontece quando os arquivos a serem coletados estão no mesmo computador em que se executa o Elipse Event Log Collector. Coletas executadas em computadores remotos não têm como efetuar a descarga de eventos no outro computador, apesar de coletarem os arquivos gravados em disco. O arquivo de saída gerado sempre tem o nome CollectedLogs.ezp. Ao iniciar uma nova coleta, se já existia um arquivo anterior no mesmo diretório de saída com o nome CollectedLogs.ezp, este arquivo é apagado e um novo é criado.

Se a unidade de disco onde é gerado o arquivo CollectedLogs.ezp tem espaço livre menor ou igual a 5 MB, o coletor não inicia a coleta. Se a coleta já foi iniciada, esta para no momento em que este limite é atingido.

Se a opção Send by e-mail to é selecionada, ao final da coleta é aberta uma janela para que o e-mail seja enviado. O arquivo coletado é adicionado como um anexo.

Se não há clientes de e-mail configurados ou compatíveis, ou se ocorreu algum outro erro com a preparação da mensagem, o arquivo não é enviado. Neste caso, o usuário deve enviar o arquivo manualmente utilizando seu cliente de e-mail ou webmail. Dependendo do tamanho do arquivo gerado, pode ser necessário enviar via mídia física, como CD ou DVD, à Elipse Software.

 

NOTA

Para que o Elipse Event Log Collector abra uma mensagem de envio de e-mail, o usuário deve ter na máquina um cliente de e-mail compatível com o Microsoft Simple MAPI (Microsoft Simple Message API), protocolo usado pelo coletor para criar a chamada do cliente de e-mail que gera a mensagem.

 

Qualquer erro devido à configuração das opções de pesquisa, direitos de acesso às pastas de saída ou de entrada, espaço em disco livre insuficiente (menor do que 5 MB), usuário abortar o processo de coleta ou algum outro erro, impede que o arquivo final CollectedLog.ezp seja gerado.

Enquanto a coleta é executada e o arquivo de saída está sendo gerado, este possui adicionado ao seu nome o sufixo __tmp, portanto tendo o nome de CollectedLogs.ezp__tmp. Este arquivo é renomeado ao final da coleta para CollectedLogs.ezp.

Se foi selecionada a opção de enviar por e-mail, é mostrada uma mensagem perguntando se a lista de arquivos coletados deve ser mostrada antes de enviá-la.

Mensagem pedindo para mostrar a lista de arquivos adicionados

Mensagem pedindo para mostrar a lista de arquivos adicionados

Clicando em Yes, é apresentada a lista de todos os arquivos adicionados ao arquivo CollectedLogs.ezp.

Lista de arquivos adicionados

Lista de arquivos adicionados

A seguir, o e-mail é configurado para ser enviado, utilizando-se o cliente padrão de e-mail da máquina onde o Elipse Event Log Collector está instalado.

Esta página foi útil?