<< Clique para Mostrar o Sumário >> Servidor de Banco de Dados Oracle |
A seguir são listados os possíveis erros que podem ocorrer ao se testar a conexão com este Banco de Dados:
Possível causa
Mensagem gerada em log quando a senha ou o usuário está incorreto.
Solução
Verifique se o usuário existe e se a senha utilizada está correta.
Possível causa
A conexão cliente utilizada não foi encontrada.
Solução
Verifique se a conexão utilizada está criada no computador e se está funcionando através dos utilitários de rede da Oracle.
Possível causa
Já existe um objeto no Banco de Dados com este mesmo nome.
Solução
Para evitar este erro, crie e configure diferentes nomes de índices ou chaves primárias no E3.
Possível causa
Esta mensagem é gerada quando uma pesquisa interna do E3 procura por objetos no Banco de Dados e não os encontra. Por exemplo, a tabela de Históricos não existe, deve ser criada.
Solução
Isto seria considerado um erro apenas se persistisse nos logs da aplicação.
Possível causa
Sempre que é realizada uma tentativa de escrita de um registro onde o campo definido como chave primária tem o valor repetido, a escrita é recusada e a mensagem anterior é exibida. É interessante verificar que o nome da chave é mostrado, neste caso a chave SYSTEM.E3INDEX, no formato Usuário.NomeChave. Dependendo do projeto, este erro é esperado, mas na grande maioria das vezes, é importante verificar se a chave é a mais adequada. Para ilustrar esta afirmação, considere os casos a seguir:
•Sistema de Telemedição de Energia: Visando gravar todos os dados de um dia, as rotinas usadas para coletar dados admitem tolerâncias a mais ou a menos no horário a ser coletado. Assim, alguns dos registros têm de ser escritos mais de uma vez. Neste caso, a ocorrência deste erro é esperada
•Manutenção de alarmes: Para este caso, pode haver mais de um erro por segundo no sistema. Se o campo E3TimeStamp é usado como chave primária, pode haver a perda de algumas ocorrências de alarme, o que prejudica a análise posterior dos eventos. Neste caso, re-estudar a chave-primária pode ser a solução adequada
Solução
Há duas maneiras de solucionar esta questão:
1.O usuário deve criar um índice único para os campos da chave.
2.O usuário deve verificar a aplicação para que não envie valores repetidos de chave para gravação.