Tela

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Tela

A Tela é o objeto básico de interface com o usuário, e pode conter vários tipos de objetos. Os gráficos inseridos na Tela podem ser apagados, copiados, movidos, redimensionados, agrupados ou configurados.

Para inserir uma Tela em um projeto, clique com o botão direito do mouse no nome do projeto no modo Explorer e selecione a opção Inserir - Tela. No modo Domínio, clique com o botão direito do mouse no item Visualização - Telas, selecione a opção Inserir Tela em e logo após o nome do projeto desejado.

Inserindo uma Tela no modo Domínio

Inserindo uma Tela no modo Domínio

Quando uma nova Tela é criada, ou quando é selecionada a opção Ajustar ao Divisor em uma Tela já existente, a janela da figura a seguir é mostrada para configuração do tamanho da Tela.

Configurando o tamanho da Tela

Configurando o tamanho da Tela

Opções disponíveis na janela Configurando o tamanho da Tela

Opção

Descrição

Escolha o Divisor onde a Tela será aberta

Permite selecionar o Divisor onde a Tela é aberta. São listados apenas os Divisores cuja Tela associada à propriedade SplitLink é visível em tempo de execução

Configurar como Tela inicial do Divisor

Habilita a Tela como Tela Inicial do Divisor onde é aberta

Nome

Determina o nome da Tela

Largura (pixels)

Determina a largura da Tela, em pixels

Altura (pixels)

Determina a altura da Tela, em pixels

 

As opções Largura e Altura estão inicialmente preenchidas com o tamanho que a Tela deve ter para poder ser exibida no Divisor selecionado, sem que apareça uma barra de rolagem. Se algum dos valores é negativo, isto indica que o Divisor não está visível em tempo de execução, em função da configuração do E3 Viewer e do tamanho dos outros Divisores.

O E3 Studio fornece um Editor dos objetos que podem ser inseridos em uma Tela. Estão disponíveis os objetos Arco de Elipse, Desenho Livre, Display, Elipse, Escala, Figura (Imagem), Linha, Microsoft Forms, Polígono, Polígono de Curvas, Retângulo, Retângulo Arredondado, SetPoint e Texto. Os objetos Microsoft Forms são discutidos no capítulo ActiveX e os demais objetos citados são apresentados neste capítulo.

Tela

Tela

Pode-se configurar as propriedades da Tela para determinar tamanho, cor e outros aspectos do comportamento e da aparência, além de vários tipos de eventos. Estes objetos utilizam como padrão para o tamanho e coordenadas as unidades Himetric, dadas em 1/100 mm, e não em pixels.

Todas as propriedades da Tela podem ser configuradas através da Lista de Propriedades, sem a necessidade de se criar scripts para isto. Caso necessite configurar alguma propriedade, localize-a na Lista de Propriedades e realize os devidos ajustes.

 

NOTAS

A qualidade gráfica de uma Tela pode ser modificada, em tempo de execução, utilizando-se o menu contextual do E3 Viewer e selecionando-se uma das opções do menu Qualidade (Esta Tela). Para mais informações, consulte a propriedade RenderQuality da Tela no Manual de Referência e Scripts do E3.

O alinhamento de uma Tela em relação à área visível pode ser modificado, em tempo de execução, utilizando-se o menu contextual do E3 Studio e selecionando-se uma das opções do menu Alinhamento (Esta Tela). Para mais informações, consulte a propriedade ScreenAlignment da Tela no Manual de Referência e Scripts do E3.

Esta página foi útil?