Camadas

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Camadas

O E3 oferece uma arquitetura de Telas com até 32 camadas para inserção de objetos. Cada objeto pode pertencer a uma ou mais camadas, e a Tela ativa tanto em tempo de configuração (no E3 Studio) quanto em tempo de execução (no E3 Viewer) pode estar com nenhuma, uma, várias ou todas as camadas ativas. Isto permite criar aplicações com várias formas de monitoramento, como por exemplo a visualização de um processo apenas com o sistema elétrico, apenas o hidráulico ou ambos. É possível também controlar o aparecimento de camadas de acordo com um determinado nível de zoom. A configuração das camadas é realizada clicando-se em Camadas Camadas na barra de ferramentas da Tela. As opções disponíveis estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis para a configuração de Camadas

Opção

Descrição

Camada Camada

Habilita a visualização da camada configurada na propriedade Layer da Tela

Todas as camadas Todas as camadas

Mostra todas as camadas disponíveis no projeto

Nenhuma camada Nenhuma camada

Nenhuma camada é mostrada

Editar camadas Editar camadas

Através desta opção pode-se configurar camadas individuais. Esta opção abre uma caixa de diálogo para configuração das camadas

 

Quando a opção Editar camadas Editar camadas é selecionada, a janela da figura a seguir é mostrada.

Janela Edição de Camadas

Janela Edição de Camadas

As opções disponíveis nesta janela estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na janela Edição de Camadas

Opção

Descrição

Adicionar Camada Adicionar Camada

Adiciona uma nova camada

Remover Camada Remover Camada

Remove a camada selecionada

Camada

Indica o bit configurado, de 1 (um) a 32, para a camada selecionada

Nome

Determina o nome da camada

Visível?

Indica se esta camada é visível na Tela

Zoom Baixo (%)

Define a porcentagem inicial de zoom na camada

Zoom Alto (%)

Define a porcentagem final de zoom na camada

Fonte Selecionar fonte

Estabelece uma Associação ou uma propriedade que, uma vez ativa (diferente de zero), também exibe a camada. As opções de Zoom e Fonte não são exclusivas, isto é, podem ativar a camada estando uma ou outra condição ativa

Máscara

Representa uma máscara, em hexadecimal, do bit configurado em Camada

 

Ao clicar no menu da propriedade Layer na Lista de Propriedades de uma Tela, é possível configurar as camadas mostradas naquela Tela. Este menu mostra as camadas configuradas na janela Edição de Camadas e também as opções Todas as Camadas, equivalente ao valor &hFFFFFFFF em hexadecimal, ou Nenhuma Camada, equivalente ao valor &h0 em hexadecimal, conforme a figura a seguir.

Opções para a propriedade Layer de uma Tela

Opções para a propriedade Layer de uma Tela

Para mais informações, consulte o Manual de Referência e Scripts do E3.

Esta página foi útil?