XControls

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XControls

O XControl define uma interface gráfica com o usuário, que pode ser composta de quaisquer objetos do E3 e tem o propósito de ser multiplicada facilmente por um projeto. Pode-se criar um XControl clicando com o botão direito do mouse no item Bibliotecas de Objetos - XControls no modo Domínio, selecione a opção Inserir XControl em e logo após o nome da Biblioteca.

Aba Design de um XControl

Aba Design de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Ao inserir um XControl é aberto o Editor deste objeto, composto por três abas. Além da aba Scripts, presente em todos os objetos, existe a aba Design, que equivale a uma Tela onde podem ser inseridos os objetos gráficos descritos anteriormente, e a aba Propriedades, onde podem ser inseridas variáveis, que são as Propriedades do XControl. Estas Propriedades são exportadas pelo objeto e podem ser associadas a um Tag ou outra propriedade qualquer quando o objeto estiver em uso na aplicação.

As variáveis a serem exportadas podem ser inseridas pressionando-se a tecla INSERT do teclado ou clicando em Adicionar Adicionar e excluídas através da tecla DELETE do teclado ou clicando em Remover Remover. As opções disponíveis na aba Propriedades estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Propriedades

Opção

Descrição

Nome

Determina o nome da variável do XControl

Tipo

Determina o tipo de dados suportado pela variável. Note que outros objetos de dados (XFolders e XObjects) podem ser declarados como tipos de dados. Desta forma, pode-se criar um objeto de dados que possui como Propriedade outro objeto de dados. Os objetos de dados podem funcionar neste caso como uma estrutura ou classe, como utilizado na linguagem de programação C/C++. Quando é especificado um tipo de objeto, como por exemplo DemoTag, IOTag ou XObject, esta Propriedade tem o seguinte comportamento:

Caso o ElipseX esteja inativo: A Propriedade funciona como uma String, que especifica o caminho da instância de um objeto do tipo de dados configurado

Caso o ElipseX esteja ativo: Na escrita, a Propriedade funciona como o caso anterior, porém na leitura a Propriedade retorna o objeto especificado, caso exista. Se o caminho não aponta para um objeto existente no momento, a Propriedade retorna Nothing

Esta opção corresponde à propriedade Type de um objeto Definição de Propriedade

Pública Propriedade pública

Habilita ou desabilita a visibilidade da variável fora da Biblioteca, isto é, determina se a variável é ou não pública. Esta opção corresponde à propriedade Public de um objeto Definição de Propriedade

Gravável Propriedade gravável

Determina se a variável é salva no projeto ou não. Esta opção corresponde à propriedade Persistable de um objeto Definição de Propriedade

Retentiva Propriedade retentiva

Determina se a Propriedade é retentiva ou não. No caso de XControls, as Propriedades não podem ser retentivas. Esta opção corresponde à propriedade Retentive de um objeto Definição de Propriedade

Valor inicial

Determina o valor inicial da variável. Esta opção corresponde à propriedade DefaultValue de um objeto Definição de Propriedade

Texto de ajuda

Texto de declaração e documentação da variável. Esta opção corresponde à propriedade HelpString de um objeto Definição de Propriedade

 

NOTA

É interessante observar que XFolders e XObjects podem ser declarados como tipos de dados.

 

A edição do objeto gráfico pode ser realizada da mesma forma como é a edição de uma Tela, possuindo os mesmos recursos gráficos e opções.

Pode-se inserir os XControls em qualquer Tela, ou ainda dentro de outro XControl clicando com o botão direito do mouse na Tela ou XControl de destino e selecionando a opção Inserir, como mostrado a seguir. A partir de um XControl em desenvolvimento (dentro da Biblioteca), é possível inserir outro XControl dentro dele, clicando com o botão direito do mouse no XControl de destino e selecionando a opção Inserir.

Inserindo um XControl na Tela

Inserindo um XControl na Tela

A partir deste momento, o XControl tem um nome dentro da Tela, e é entendido como uma cópia da definição original. Assim, deve-se definir (se necessário) os valores ou as Associações que esta cópia específica tem no contexto que é utilizada. Se o tamanho deste objeto é alterado na aba Design do Editor da Biblioteca e registrado novamente, é necessário usar a opção Tamanho Original no seu menu contextual da Tela para que a alteração apareça.

Ao criar um objeto Bomba, por exemplo, com uma Propriedade Estado que receba uma informação externa revelando se a bomba está ligada ou desligada mudando sua cor, ao inserir este objeto na Tela o E3 automaticamente renomeia o objeto para "Bomba1".

Pode-se manter este nome ou renomeá-lo para outro que se desejar. Depois, deve ser informada qual variável vai ser associada à Propriedade Estado. Suponha que certo Tag de Comunicação representa o estado desta bomba. Logo, deve ser criada uma Associação entre a Propriedade Estado e o referido Tag. O mesmo trabalho deve ser executado para outras instâncias ou cópias do objeto Bomba que sejam necessárias no projeto.

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