Utilizando Bancos de Dados com Hot-Standby

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Utilizando Bancos de Dados com Hot-Standby

Pode-se ter dois servidores executando separadamente em uma mesma aplicação. Um deles permanece ativo, enquanto o outro permanece em estado de espera (standby), aguardando uma possível falha.

O Hot-Standby garante a continuidade da aplicação, mas quando se utiliza bancos de dados, também é preciso garantir a continuidade do acesso à base de dados.

Há duas maneiras de resolver este problema. Na primeira, ambas as aplicações acessam uma mesma base de dados. Habilita-se o acesso ao banco de dados na aplicação, configurando o objeto DBServer em ambos servidores (Principal e Standby) com os mesmos parâmetros de localização do banco de dados na rede. Para garantir a continuidade do sistema, é importante que a base de dados esteja em uma máquina separada, acessível aos dois servidores.

Na segunda maneira, a gravação dos dados é feita em bases diferentes. Neste caso, o ideal é ter-se os dois bancos de dados executando localmente, em ambos os servidores. Assim, garante-se que o acesso ao banco de dados está sempre disponível, pois a máquina que executa a aplicação também executa o banco de dados.

Uma opção interessante neste caso é a sincronização entre as diferentes bases de dados da aplicação principal e secundária. A propriedade EnableSynchronization do objeto DBServer habilita este recurso na aplicação. Quando ela está ativa, todos os dados gravados na base principal são atualizados na base em Standby quase instantaneamente.

 

NOTA

Se a aplicação principal não conseguir enviar os dados para o servidor em Standby, estes dados permanecem armazenados localmente em disco, para posterior envio quando a comunicação entre os dois computadores for restabelecida, assegurando assim a igualdade entre as tabelas geradas pela aplicação.

Esta página foi útil?