Objeto PrimaryKey

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Objeto PrimaryKey

O objeto PrimaryKey PrimaryKey representa uma coleção de Campos que identifica de maneira única cada registro de uma tabela. Assim como o índice principal para a tabela, uma Chave Primária é utilizada para associar dados entre tabelas. Alguns exemplos de chaves primárias são códigos de clientes, CNPJ, número de matricula, etc. Após a definição de um Campo como sendo a Chave Primária da tabela, o próprio Banco de Dados garante que não sejam inseridos dados duplicados neste Campo. Por exemplo, se o usuário tentar cadastrar um pedido com o mesmo número de um pedido já existente, o registro não é cadastrado e uma mensagem de erro é mostrada. Há dois tipos de Chave Primárias, a Simples e a Composta.

Uma Chave Primária Simples é um Campo que identifica de modo único cada registro de uma tabela. Uma Chave Primária Composta pode ser formada pela combinação de dois ou mais Campos da tabela. Podem existir casos em que um único Campo não é capaz de atuar como Chave Primária por apresentar valores repetidos. Além disto, uma tabela pode ter somente uma Chave Primária, seja simples ou composta, ou seja, não se pode definir dois ou mais Campos de uma tabela para que cada um seja uma Chave Primária separada. Não confunda com o caso de uma Chave Primária composta, onde a união de dois ou mais Campos é que forma a única Chave Primária da tabela.

Ao selecionar Campos para uma Chave Primária, considere os seguintes detalhes:

Não são permitidos valores duplicados ou nulos

Caso não exista um identificador único para uma determinada tabela, pode-se usar um Campo que numere os registros sequencialmente

 

Para inserir um objeto PrimaryKey em um Histórico, clique com o botão direito do mouse no Histórico e selecione a opção Adicionar - PrimaryKey. Consulte o tópico Campo de Chave Primária para mais informações sobre os Campos que podem ser inseridos neste objeto.

Esta página foi útil?