Funcionamento

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Funcionamento

O I/O Server é o módulo do E3 responsável pela comunicação com um equipamento. É no processo do I/O Server que é carregada a DLL do Driver e efetuada a comunicação com o equipamento.

Os Tags de Comunicação possibilitam a leitura ou escrita de um conjunto de valores, utilizando o Driver de Comunicação onde estão inseridos. Podem ser utilizados também os Blocos de Comunicação para a leitura simultânea de mais de uma variável. Para acessar cada valor do Bloco de Comunicação utilize o Elemento de Bloco de Comunicação, que pode ser incluído dentro do objeto. Estes objetos são discutidos nos tópicos seguintes.

Por padrão, o E3 cria um I/O Server para cada Driver de Comunicação em tempo de execução. Baseado no tempo de varredura, a propriedade Scan de cada Tag, o Driver de Comunicação requisita periodicamente o valor de cada um. Sempre que o valor ou a qualidade do Tag de Comunicação é alterado, o valor é repassado para o Driver de Comunicação.

A verificação do tempo de ciclo de cada variável é realizada de forma sequencial. Caso o ciclo de uma variável esteja vencido, o I/O Server prossegue com o questionamento do valor, passando para a próxima variável até que a verificação de toda a planilha esteja completa, para então retornar ao topo para uma nova varredura.

Pode-se reservar um tempo de ciclo menor para as variáveis com necessidade de atualização mais veloz, e um tempo de ciclo maior para as variáveis sem tanta prioridade de atualização. Deve-se ressaltar, entretanto, que a performance da comunicação depende de uma série de fatores, incluindo o tipo de equipamento, o tipo de interface da comunicação utilizada, velocidade (baud rate) e taxa de erros, entre outros.

Sempre que o E3 enviar uma solicitação de atribuição de valores para uma ou mais variáveis, esta solicitação é executada com prioridade em relação à varredura dos Tags de Comunicação.

No caso de falha de um I/O Server, o E3 automaticamente realiza uma reinicialização daquele módulo, de forma a normalizar o funcionamento. Por outro lado, o I/O Server interrompe o funcionamento caso não exista nenhum E3Run (Principal ou Standby) para receber os dados.

Através da propriedade ShareServer, é possível compartilhar o mesmo I/O Server entre vários Drivers de Comunicação. O primeiro Driver de Comunicação a executar é o responsável por iniciar os procedimentos de comunicação, como abrir uma porta serial ou iniciar uma interface de comunicação. Os próximos Drivers de Comunicação compartilhados utilizam o mesmo I/O Server aberto pelo primeiro, o que permite o compartilhamento das interfaces de comunicação utilizadas pelo Driver de Comunicação.

Isto pode ser vantajoso, já que muitos dos dispositivos de comunicação, tais como modems, portas seriais e outras interfaces, permitem apenas uma conexão, o que impediria a utilização simultânea por mais de um Driver de Comunicação. Com o compartilhamento pode-se reutilizar a mesma conexão para mais de um objeto. Deve-se ressaltar que as configurações dos Drivers de Comunicação compartilhados devem ser iguais para que o compartilhamento de Drivers de Comunicação funcione corretamente.

Quando o Domínio está em execução, tem-se acesso à interface de execução do Driver de Comunicação, denominada Gerenciador de Drivers.

Acesso ao Gerenciador de Drivers

Acesso ao Gerenciador de Drivers

O Gerenciador de Drivers permite visualizar todos os Drivers de Comunicação em execução, exibindo as propriedades. Nesta janela é possível ordenar os Drivers de Comunicação por qualquer coluna, clicando no nome da coluna desejada. Também é possível filtrar os valores das colunas, exceto para as colunas Erros de leitura e Erros de escrita, clicando em Filtrar e digitando um filtro para a coluna desejada.

Gerenciador de Drivers

Gerenciador de Drivers

As opções disponíveis nesta janela estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na janela Gerenciador de Drivers

Opção

Descrição

Nome

Informa o nome do Driver

Objeto(s)

Informa o nome do objeto Driver de Comunicação associado ao Driver

Erros de leitura

Mostra o total de leituras do Driver, a quantidade de erros de leitura e percentual de erros em relação ao total de leituras

Erros de escrita

Mostra o total de escritas do Driver, a quantidade de erros de escrita e percentual de erros em relação ao total de escritas

Processo

Mostra o identificador do processo do I/O Server no sistema operacional

Estado

Mostra o estado atual do Driver (configurado, iniciando, executando, finalizando, finalizado ou em erro). Se o Driver está em erro, mostra uma descrição do erro

Compartilhado

Mostra as palavras SIM ou NÃO, informando se o Driver é compartilhado ou não

Log

Mostra o status do log (habilitado ou desabilitado)

Caminho

Informa o caminho do Driver no sistema operacional

Habilitar Log

Habilita o log do Driver em tempo de execução, sem a necessidade de reconfigurar a aplicação. Através desta mesma opção pode-se interromper este procedimento de gravação

Atualizar

Força a atualização dos dados exibidos

Esta página foi útil?