Tag de Comunicação

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Tag de Comunicação

O Tag de Comunicação possibilita a leitura ou a escrita de um conjunto de valores utilizando um Driver de Comunicação. É utilizado para definir a troca de informações com os equipamentos de aquisição, que consistem em uma única variável independente.

O Tag de Comunicação pode ser uma variável analógica, de entrada, de saída, contador, ou ponto digital, entre outras. Vários pontos digitais podem ser agrupados no Tag de Comunicação e acessados através das propriedades, como bits de dados. Os Tags de Comunicação são configurados através de uma série de parâmetros N, de N1 a N4, que variam de acordo com o Driver a ser utilizado. Para utilizar este recurso, siga estes procedimentos:

1.Clique com o botão direito do mouse no Driver de Comunicação e selecione a opção Inserir - Tag de Comunicação.

Inserindo um Tag de Comunicação

Inserindo um Tag de Comunicação

2.A janela da figura a seguir é mostrada, perguntando quantos Tags devem ser criados no Driver de Comunicação e qual o nome. Este nome é autoincrementado e, se esta opção é deixada em branco, os Tags de Comunicação são criados com um nome padrão.

Inserindo Tags de Comunicação

Inserindo Tags de Comunicação

Caso o equipamento utilizado para coletar os dados informe valores de Tags de Comunicação que precisam ser convertidos, pode-se utilizar as escalas dos Tags de Comunicação, que são basicamente uma especificação de uma conversão linear entre duas bases diferentes.

Para isto, deve-se habilitar a propriedade EnableScaling do Tag de Comunicação e informar os parâmetros DeviceLow e DeviceHigh, através das respectivas propriedades, que seriam os limites inferior e superior do dado vindo do equipamento, além de informar os parâmetros EULow e EUHigh, através das respectivas propriedades, que são os limites inferior e superior do dado, já em unidades de engenharia.

Algumas das propriedades deste objeto podem ser configuradas diretamente na Lista de Propriedades, sem a necessidade de criar scripts para isto. Demais informações sobre as funcionalidades das propriedades deste objeto podem ser encontradas no Manual de Referência e Scripts do E3, em seu capítulo respectivo.

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