Configuração da Conexão

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Configuração da Conexão

A configuração das conexões com outros Domínios do E3 deve ser realizada no Domínio Cliente, clicando com o botão direito do mouse no ícone do E3 Admin na Área de Notificações do Windows, selecionando a opção Domínios - Opções e então selecionando a aba Domínios Remotos.

Aba Domínios Remotos

Aba Domínios Remotos

Neste caso, o Domínio referenciado pela configuração é o Domínio Servidor. É possível também que os Domínios se referenciem entre si, sendo ao mesmo tempo servidores e clientes de Domínios Remotos. Para configurar o uso de um Domínio Remoto, siga estes procedimentos:

1.Informe um apelido para o Domínio Remoto no campo Nome do Domínio. Este campo não é sensível a maiúsculas ou minúsculas. Este nome é usado na aplicação para referenciar os objetos a serem acessados no Domínio Remoto.

2.Especifique o caminho do arquivo .dom do Domínio Remoto. Este caminho deve ser um compartilhamento na rede que permita acessar este arquivo .dom.

3.Informe o nome do servidor principal, que deve ser o servidor contendo o Domínio Remoto especificado no caminho do arquivo .dom. Esta configuração é utilizada para encontrar os objetos do Domínio Remoto em tempo de execução.

 

O grupo Servidores e opções de conexão contém a opção Avançado, que permite realizar configurações específicas da conexão entre os Domínios, através da janela mostrada na figura a seguir.

Janela Opções de Conexão

Janela Opções de Conexão

As opções desta janela estão descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na janela Opções de Conexão

Opção

Descrição

Tempo limite de conexão (ms)

Esta opção controla o tempo máximo que o Domínio Remoto Cliente espera para estabelecer uma conexão REC com o E3 Server do Domínio Servidor. Sua finalidade é a mesma da chave ConnectionTimeout, configurável pelo E3 Tweak. O valor padrão desta opção é 2000 ms

Tempo limite de chamada (ms)

Esta opção controla o tempo máximo que o Domínio Remoto Cliente espera pelo retorno de uma chamada ao Domínio Remoto Servidor. Se este tempo é excedido, a conexão é desfeita pelo cliente, mesmo que os limites estabelecidos pelas opções Verificar PING e Utilizar heartbeat na conexão ainda não tenham sido excedidos. O valor padrão desta opção é 0 (zero), que desabilita o tempo limite

Verificar PING

Esta opção permite que, através de um pedido de echo do protocolo ICMP, o Domínio Remoto verifique se o Servidor responde dentro de um tempo limite (time-out). Se não houver resposta, por qualquer motivo, considera-se que o computador está fora da rede ou desligado. Esta verificação, se habilitada, ocorre antes da conexão, evitando a tentativa de conectar em um computador indisponível, e enquanto a conexão estiver ativa, forçando a desconexão imediata

Tempo limite de PING (ms)

Um valor, em milissegundos, para a verificação do ping. O valor padrão desta opção é 2000 ms

Utilizar heartbeat na conexão

Esta opção permite que, através de um mecanismo do protocolo REC, o Domínio Remoto Cliente verifique se o Servidor está mantendo a conexão ativa, esperando que sejam enviadas mensagens de heartbeat periódicas, mesmo que não haja nenhuma outra comunicação a realizar. Se excedido o dobro do tempo de heartbeat configurado sem que o Cliente receba uma mensagem qualquer do computador Servidor, considera-se que o Servidor falhou ou está fora da rede, e força uma desconexão imediata

Período de heartbeat (ms)

Um valor, em milissegundos, para o período de heartbeat. O valor padrão desta opção é 2000 ms

Utilizar criação assíncrona de links

Se esta opção estiver selecionada, as Associações são criados em paralelo entre os diversos Domínios e o resultado da operação vem assincronamente, à medida que cada Servidor responder. A vantagem desta opção é não trancar o tratamento geral de Associações do E3 Server. Apenas operações daquele mesmo Domínio podem permanecer trancadas, caso a criação de Associações demore muito, o que pode ocorrer em redes lentas. NOTA: Esta opção não está disponível para versões anteriores à 3.2, e as aplicações desenvolvidas em versões anteriores falham com o código de erro 8004F108 (versão incompatível do REC). O valor padrão desta opção é desmarcada, que corresponde ao comportamento das versões anteriores à versão 3.2

 

NOTA

Desmarcar simultaneamente as opções Verificar PING e Utilizar heartbeat na conexão torna a detecção de queda da conexão extremamente lenta, caso o Servidor falhe. Recomenda-se que as duas opções estejam sempre selecionadas.

 

No E3 Studio, o caminho completo do compartilhamento é usado para que seja possível determinar os objetos existentes no Domínio Remoto. O nome do arquivo .dom, sem o caminho, é usado para verificar se a conexão remota está sendo realizada com o Domínio correto, em tempo de execução. Assim, se o nome de um Domínio carregado no E3 Server remoto não é o correto, a conexão não é completada e os objetos remotos não ficam acessíveis.

Outra possibilidade é manter uma cópia do Domínio Remoto na máquina Cliente, e digitar o caminho desta cópia no campo Arquivo de Domínio. Desta forma, o E3 Studio utiliza a cópia local para determinar quais objetos existem, permitindo o trabalho offline. A cópia deve obrigatoriamente ter o mesmo nome do Domínio Remoto para que a conexão funcione, não sendo necessário possuir a mesma hierarquia de diretórios.

Além disto, para que a conexão entre os Domínios possa ocorrer, todos os E3 Servers envolvidos devem executar a mesma versão do E3. Não é possível, por exemplo, conectar-se a um Domínio que esteja executando a versão 2.5 do E3.

Para que um E3 Server aceite receber conexões de outros Domínios, isto é, para que seja um servidor de Domínios Remotos, não é necessária nenhuma configuração específica.

Após a correta configuração destes itens, é necessário apenas executar os E3 Servers para que as conexões remotas sejam estabelecidas.

 

NOTA

Para mais informações sobre a configuração de Domínios Remotos, consulte o tópico Aba Domínios Remotos.

Esta página foi útil?