XControl

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XControl

O XControl define uma interface gráfica com o usuário, que pode ser composta de quaisquer objetos do E3, com o propósito de ser multiplicada facilmente por um projeto. Pode-se criar um XControl clicando com o botão direito do mouse no arquivo .lib criado no Domínio ou no item Bibliotecas de Objetos - XControl, selecionando a opção Inserir - XControl.

Aba Design de um XControl

Aba Design de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Aba Propriedades de um XControl

Ao inserir um XControl, observe que na parte inferior da tela existem as abas Design, Propriedades e Scripts. Na aba Propriedades, pode-se inserir propriedades a serem exportadas pelo objeto. Elas podem ser associadas a um Tag ou outra propriedade qualquer quando o objeto estiver em uso em um projeto. Na aba Design, que equivale a uma Tela, pode-se inserir os objetos gráficos descritos anteriormente.

As propriedades a serem exportadas (XProperties) podem ser inseridas através da tecla INS do teclado ou clicando em Adicionar Adicionar, e excluídas clicando em Excluir Excluir. As opções disponíveis são descritas na tabela a seguir.

Opções disponíveis na aba Propriedades de um XControl

Opção

Descrição

Nome

Determina o nome da Propriedade do XControl

Tipo

Determina o tipo de dados suportado pela Propriedade

Pública Propriedade Pública

Habilita ou desabilita a visibilidade da Propriedade fora da biblioteca, isto é, determina se a Propriedade é ou não pública

Persistente Propriedade Persistente

Determina se a Propriedade é salva no projeto ou não

Retentiva Propriedade Retentiva

Determina se a Propriedade é retentiva ou não. No caso de XControls, as Propriedades não podem ser retentivas

Valor inicial

Determina o valor inicial da Propriedade

Texto de Ajuda

Texto de declaração e documentação da Propriedade

 

Note que outros objetos de Dados (XFolders e XObjects) podem ser declarados como tipos de dados. Isto permite que em uma única Propriedade seja controlado o funcionamento de todo um objeto, tornando mais fácil a manutenção de uma biblioteca.

A edição deste objeto possui os mesmos recursos gráficos e opções da edição de Telas. Pode-se inserir os XControls em qualquer Tela, ou ainda dentro de outro XControl clicando com o botão direito do mouse na Tela ou XControl de destino e selecionando a opção Inserir.

A partir deste momento, o XControl tem um nome dentro da Tela, e é entendido como uma cópia da definição original. Assim, deve-se definir, se necessário, os valores ou as Associações que esta cópia específica tem no contexto que está sendo utilizada.

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