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XControl |
O XControl define uma interface gráfica com o usuário, que pode ser composta de quaisquer objetos do E3, com o propósito de ser multiplicada facilmente por um projeto. Pode-se criar um XControl clicando com o botão direito do mouse no arquivo .lib criado no Domínio ou no item Bibliotecas de Objetos - XControl, selecionando a opção Inserir - XControl.
Aba Design de um XControl
Aba Propriedades de um XControl
Ao inserir um XControl, observe que na parte inferior da tela existem as abas Design, Propriedades e Scripts. Na aba Propriedades, pode-se inserir propriedades a serem exportadas pelo objeto. Elas podem ser associadas a um Tag ou outra propriedade qualquer quando o objeto estiver em uso em um projeto. Na aba Design, que equivale a uma Tela, pode-se inserir os objetos gráficos descritos anteriormente.
As propriedades a serem exportadas (XProperties) podem ser inseridas através da tecla INS do teclado ou clicando em Adicionar , e excluídas clicando em Excluir . As opções disponíveis são descritas na tabela a seguir.
Opções disponíveis na aba Propriedades de um XControl
Opção |
Descrição |
---|---|
Nome |
Determina o nome da Propriedade do XControl |
Tipo |
Determina o tipo de dados suportado pela Propriedade |
Pública |
Habilita ou desabilita a visibilidade da Propriedade fora da biblioteca, isto é, determina se a Propriedade é ou não pública |
Persistente |
Determina se a Propriedade é salva no projeto ou não |
Retentiva |
Determina se a Propriedade é retentiva ou não. No caso de XControls, as Propriedades não podem ser retentivas |
Valor inicial |
Determina o valor inicial da Propriedade |
Texto de Ajuda |
Texto de declaração e documentação da Propriedade |
Note que outros objetos de Dados (XFolders e XObjects) podem ser declarados como tipos de dados. Isto permite que em uma única Propriedade seja controlado o funcionamento de todo um objeto, tornando mais fácil a manutenção de uma biblioteca.
A edição deste objeto possui os mesmos recursos gráficos e opções da edição de Telas. Pode-se inserir os XControls em qualquer Tela, ou ainda dentro de outro XControl clicando com o botão direito do mouse na Tela ou XControl de destino e selecionando a opção Inserir.
A partir deste momento, o XControl tem um nome dentro da Tela, e é entendido como uma cópia da definição original. Assim, deve-se definir, se necessário, os valores ou as Associações que esta cópia específica tem no contexto que está sendo utilizada.