Obtendo Referências aos Objetos

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Obtendo Referências aos Objetos

Uma das características mais importantes ao se trabalhar com scripts dentro do E3 é considerar a separação existente entre os processos que são executados no servidor e aqueles executados na interface do cliente (E3 Viewer). Para se trabalhar com scripts, pode-se manipular:

Objetos do servidor através do servidor

Objetos do servidor através do E3 Viewer

Objetos do Viewer através do mesmo E3 Viewer

 

No entanto, não se pode manipular diretamente:

Objetos do Viewer através do servidor, pois isto só é possível através da criação de eventos no Viewer, ligados a variáveis que estão no servidor

Objetos de um Viewer a partir de outro Viewer, pois isto só é possível através da criação de eventos ligados a variáveis que estão no servidor

 

Tais limitações são decorrentes do fato de que, por definição, existe uma independência entre o que cada uma das estações E3 Viewer está executando ou visualizando e o servidor, e vice-versa. Por isto, todas as atividades, tanto do servidor como do E3 Viewer, necessitam ser coordenadas de forma assíncrona ou através de eventos para operarem de forma harmoniosa.

Logo, devido a esta independência ao se criar um script, primeiro deve-se obter uma referência correta dos objetos que se deseja manipular, ou seja, é necessário que o objeto seja primeiramente encontrado nos vários módulos do E3.

Vale repetir que, ao se editar um script, o usuário pode utilizar o AppBrowser, que permite copiar para o script o caminho de um método ou propriedade de forma completa, auxiliando-o na criação de scripts.

Portanto, para acessar os objetos externos que estão sendo manipulados em um script, são utilizadas algumas diretivas básicas. Por exemplo, para se manipular o valor de um Tag de Comunicação, o caminho é Servidor - Driver - Pasta (se houver) - Tag. Já se o objetivo é manipular um botão em uma Tela, o caminho é Viewer - Quadro (se houver) - Tela - Botão.

As localizações de origem de scripts, do ponto de vista da metodologia para acesso dos objetos, são as seguintes:

Servidor

Telas e Quadros (E3 Viewer)

ElipseX (bibliotecas): podem ser XFolders, XObjects, que executam no servidor, ou XControls, que executam no E3 Viewer

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