Introdução aos Scripts

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Introdução aos Scripts

Os Scripts são trechos de código (programação) com os quais se pode criar procedimentos associados a eventos específicos, permitindo grande flexibilidade no desenvolvimento e no uso de aplicações. Todos os scripts estão associados a eventos, e cada objeto do E3 possui uma lista de eventos previamente definidos, sendo possível também definir novos eventos de usuário.

De acordo com os conceitos da programação orientada a objetos, as Propriedades definem atributos de um objeto, como a aparência de um controle de Tela ou o valor inicial de um objeto quando se inicia o aplicativo.

 

NOTA

Estamos trabalhando até agora apenas com propriedades no E3. Já conhecemos algumas propriedades dos objetos do E3 e vimos que temos duas maneiras de alterá-las, na Janela de Propriedades ou por Associações.

 

Os Métodos são funções previamente definidas, que executam determinadas ações sobre as propriedades do objeto que chama estas ações. Exemplos disto são funções para realizar a escrita em Tags (Write ou WriteEx), entre outras. Em linguagens de programação orientadas a objetos, para agir sobre uma propriedade é necessária a criação de métodos. No E3, para cada método desejado é necessário definir a qual evento está associado, pois os scripts do E3 são orientados a eventos.

Os Eventos são ocorrências relacionadas a um objeto, que podem ser tratadas de modo a se realizar uma ação (um método).

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