Tag de Comunicação

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Tag de Comunicação

O Tag de Comunicação possibilita a leitura ou a escrita de um conjunto de valores utilizando o Driver de Comunicação. É utilizado para definir a troca de informações com os equipamentos de aquisição, que consistem em uma única variável independente.

O Tag de Comunicação pode ser uma variável analógica, de entrada, de saída, contador, ponto digital, etc. Vários pontos digitais podem ser agrupados no Tag e serem acessados através de suas propriedades, como bits de dados. Os Tags de Comunicação são configurados através de uma série de parâmetros N (N1 a N4), que variam de acordo com o Driver de Comunicação a ser utilizado. Para utilizar este recurso, siga estes procedimentos:

1.Insira o Tag de Comunicação no projeto, clicando com o botão direito do mouse no Driver e selecionando a opção Inserir - Tag de Comunicação.

Inserindo um Tag de Comunicação

Inserindo um Tag de Comunicação

A janela da figura a seguir é mostrada, perguntando quantos Tags devem ser criados no Driver, e qual seu nome. Este nome é autoincrementado e, se esta opção é deixada em branco, os Tags são criados com um nome padrão.

Inserindo Tags de Comunicação

Inserindo Tags de Comunicação

Caso o equipamento utilizado para coletar os dados informe valores de Tags que precisam ser convertidos, pode-se utilizar as escalas dos Tags, que são basicamente uma especificação de uma conversão linear entre duas bases diferentes.

Para isto, deve-se habilitar a propriedade EnableScaling do Tag e informar os parâmetros DeviceLow e DeviceHigh (através das respectivas propriedades), que seriam os limites inferior e superior do dado vindo do equipamento, além de informar os parâmetros EULow e EUHigh (através das respectivas propriedades) que são os limites inferior e superior do dado, já em unidades de engenharia.

Algumas das propriedades deste objeto podem ser configuradas diretamente na Lista de Propriedades, sem a necessidade de criar scripts para isto. Demais informações sobre as funcionalidades das propriedades deste objeto podem ser encontradas no Manual de Referência e Scripts do E3, em seu capítulo respectivo.

Esta página foi útil?