Fontes de Alarme

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Fontes de Alarme

Todas as informações relativas às condições de alarme são definidas nas Fontes de Alarmes, bem como os tipos de eventos que devem ser gerados em cada condição. As Fontes de Alarme sempre contêm uma expressão de alarme ou fonte de dados, cujo valor pode ser verificado de acordo com as diversas condições disponíveis. As fontes disponíveis são Alarme Analógico, Alarme de Banda Morta, Alarme de Taxa de Variação, Alarme Digital e Alarme Discreto.

 

NOTA

O objeto Fonte de Alarme pode ser criado dentro de qualquer objeto do Servidor.

 

Para inserir este objeto, siga este procedimento:

1.Clique com o botão direito do mouse no objeto de Servidor no modo Explorer e selecione a opção Inserir - Alarme (Analógico, Banda Morta, Taxa de Variação, Digital ou Discreto). No modo Domínio, selecione o objeto desejado no item Objetos de Servidor e selecione a opção Inserir - Alarme (Analógico, Banda Morta, Taxa de Variação, Digital ou Discreto).

Inserindo uma Fonte de Alarme

Inserindo uma Fonte de Alarme

Algumas das propriedades deste objeto podem ser configuradas através da Lista de Propriedades, sem a necessidade de criar scripts para isto. Caso necessite configurar alguma propriedade, localize-a na Lista de Propriedades e execute os devidos ajustes. Demais informações sobre as funcionalidades das propriedades deste objeto podem ser encontradas no Manual de Referência e Scripts do E3, em seu capítulo respectivo.

Em cada subcondição de alarme são configurados os limites, a mensagem relativa ao evento, a severidade e a necessidade ou não de reconhecimento deste evento.

Fontes de Alarmes

Fontes de Alarmes

Na Janela de Propriedades de qualquer Fonte de Alarme, selecione a aba Fonte para mostrar a janela da figura a seguir.

Aba Fonte

Aba Fonte

Para tratar um alarme como evento, ou para que um alarme possa ser reconhecido duplamente, tanto quando estiver ativo como quando passar para inativo, clique na caixa de seleção correspondente. Todas as Fontes de Alarme possuem as seguintes propriedades gerais:

Texto da Mensagem: Esta mensagem é armazenada no campo Mensagem do evento de alarme enquanto estiver ativo, ou seja, pode ser visualizada em um E3Alarm ou armazenada em um Banco de dados. O limite de texto desta mensagem é de 200 caracteres

Severidade: Indica a gravidade do alarme ocorrido (Crítica, Baixa, Média ou Alta). O campo Severidade é utilizado para realização de filtros e ordenação nas mensagens

Pede Ack: Indica se um alarme deve ser reconhecido pelo operador para ser retirado da lista de alarmes em um E3Alarm, ou se é reconhecido automaticamente quando a variável deixa uma condição de alarme

Volta ao normal: Esta mensagem é armazenada no campo Mensagem do evento de alarme enquanto este estiver inativo, ou seja, pode ser visualizada em um E3Alarm ou armazenada em um Banco de Dados

 

Há vários tipos de Fontes de Alarme que podem ser inseridas em objetos do Servidor. As opções disponíveis estão descritas nos próximos tópicos.

Esta página foi útil?