Exemplo de Criação de um ElipseX

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Exemplo de Criação de um ElipseX

Suponha que determinada aplicação necessite supervisionar e comandar 10 motores. Cada motor precisa ser representado por um desenho na Tela, que exibe a cor verde quando em operação e vermelho quando desligado. Também deve ser permitido o comando do motor na Tela, enviando instruções para ligar e desligar, além de exibir a velocidade.

Uma possibilidade é a criação de um XControl chamado MotorA com as propriedades Estado igual a Boolean e Velocidade igual a Double, conforme a figura a seguir.

Aba Design

Aba Design

Aba Propriedades

Aba Propriedades

1.Para a indicação da cor, a propriedade OverrideFillColor do motor deve estar associada à propriedade Estado do XControl, através de uma Associação Digital. Configure a propriedade OverrideFillMode para 2 - SolidFill.

2.Para exibir a velocidade, a propriedade Value do Display deve ser associada à propriedade Velocidade do XControl.

3.O Botão Liga-Desliga troca o valor da propriedade Estado através de uma Associação Simples.

 

Note que:

As Associações dentro da biblioteca são internas, e o formato é Nome_do_Controle.Nome_da_Propriedade

O objeto, depois de inserido na Tela, deve ter estas propriedades associadas aos Tags verdadeiros, para cada um dos motores

Uma Associação de um Tag para a propriedade Estado tem que ser realizada para cada objeto MotorA

Elipse E3 Viewer

Elipse E3 Viewer

Outra possibilidade, mais abrangente, utiliza um XObject para o motor. Desta forma, todas as informações relativas aos motores residem em objetos que estão no servidor. Assim, pode-se construir vários tipos de interface para o motor (XControls) que trazem do servidor, através do XObject, somente as informações necessárias.

Desta maneira, o objeto MotorA teria que ser modificado para apontar para um XObject, ao invés de declarar em si mesmo todas as propriedades.

1.Crie um XObject chamado MotorADados e declare neste objeto as propriedades Estado e Velocidade.

2.Crie um XControl MotorA que possua apenas uma propriedade, chamada MeusDados, do tipo MotorADados.

3.MotorADados deve ser inserido em uma Pasta de Dados no servidor e corresponde a cada um dos motores. MotorA, por sua vez, aponta para o MotorADados desejado, e não é necessária a criação de novos Tags.

Configuração no Editor do XObject

Configuração no Editor do XObject

Configuração no Editor do XControl

Configuração no Editor do XControl

4.A propriedade Estado, associada à propriedade OverrideFillColor do motor, seria MotorA.MeusDados.Estado.

5.A propriedade Velocidade, associada ao Display, seria MotorA.MeusDados.Velocidade.

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