<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Dúvidas Mais Frequentes |
Para isto, deve-se utilizar o método SetFrameOptions do Divisor. O parâmetro Flags especifica características da janela. O valor 127 define uma janela com os botões Minimizar, Maximizar e Fechar visíveis.
Para abrir uma Tela modal, utilize o método DoModal do Viewer, conforme o exemplo a seguir.
Application.DoModal "Tela1", "Título1", 0, 0, 400, 200, 0, 1
Este código abre uma Tela de nome "Tela1", com o título "Título1", na posição (0, 0), com 400 pixels de largura e 200 pixels de altura, passa o valor 0 (zero) como parâmetro para a Tela e habilita a barra de título da janela.
Primeiro, selecione a linha (ou o registro) desejada no E3Browser. Depois, utilize o método GetColumnValue do E3Browser. O parâmetro Index é o índice da coluna a ser copiada, iniciando em 0 (zero).
Verifique se o valor digitado é numérico no evento Validate, conforme o exemplo a seguir.
Sub Text1_Validate(Cancel, NewValue)
If NOT IsNumeric(newValue) Then
MsgBox "O valor deve ser numérico."
Cancel = True
End If
End Sub
Usando o método ShowDatePicker no evento Click do SetPoint, conforme o exemplo a seguir.
Sub Text1_Click()
Dim datevalue
If Application.ShowDatePicker(datevalue) Then
Value = datevalue
End If
End Sub
Para reconhecer todos os alarmes de uma Área por script, é possível utilizar o método AckArea. Este método tem dois parâmetros, a saber:
•Area é o nome da Área de Alarmes da qual se quer reconhecer o alarme
•User é o nome do operador logado, que pode ser o item Application.User
Para reconhecer todos os alarmes ativos, pode-se utilizar o método AckAllAlarms.
Usando os eventos KeyDown ou KeyUp da Tela. Estes eventos são disparados quando uma tecla é pressionada ou solta e retornam dois parâmetros. Um é o código da tecla que foi pressionada, e o outro indica a condição das teclas SHIFT e CTRL no momento em que a tecla foi pressionada. A ideia é comparar o parâmetro de retorno do evento com o código do caractere esperado.
Criando um evento associado a alguma propriedade que tenha sempre o mesmo valor. Por exemplo, a propriedade Visible de um objeto de Tela. Enquanto o objeto está visível, ou seja, com a propriedade Visible igual a Verdadeiro, o script é executado. Porém, recomenda-se evitar o uso de scripts do tipo WhileRunning, pois podem prejudicar a performance da aplicação. Na maioria dos casos, podem ser substituídos por Associações.
Criando um evento associado à propriedade Value de um Tag, e que seja executado quando a propriedade alterar o valor.
NOTA |
Atenção para não usar métodos do Viewer no Servidor, como por exemplo o método MsgBox. Se for o caso, o evento pode ser criado na Tela ou até no próprio objeto Viewer, ao invés de ser criado no Tag. |
Usando o método AddObject. O script a seguir cria Tags de Comunicação no Driver Driver1.
Set obj = Application.GetObject("Driver1")
For i = 1 To 100
Set tag = obj.AddObject("IOTag", false)
tag.Name = "IOTag" & CStr(i)
tag.Activate
Next
Criando um evento na Tela associado à propriedade Value do Tag, e que seja executado quando a propriedade alterar o valor. Neste evento, utilize o método MsgBox para mostrar a mensagem.
Para isto, é necessário configurar o objeto Consulta que acompanha o Relatório de Seção e criar as variáveis necessárias na coluna Filtro. Para isto, consulte o capítulo Consulta. No evento de chamada do Relatório de Seção, use um script semelhante ao exemplo a seguir.
Set relatorio = Application.LoadReport("[Relatório1]")
Set consulta = Relatorio.Query()
Consulta.SetVariableValue "Variavel1", Valor1
Consulta.SetVariableValue "Variavel2", Valor2
Relatorio.PrintPreview()
Em que:
•[Relatório1] é o nome do Relatório de Seção a ser chamado
•Variavel1 e Variavel2 são as variáveis criadas no filtro do campo E3TimeStamp
•Valor1 e Valor2 são as datas a serem consultadas
Para verificar outros tipos de filtros, consulte o capítulo Consulta ou a documentação disponível no Elipse Knowledgebase.
Caso o evento seja executado no Elipse E3 Viewer, utilize o método Trace do Viewer. Caso o evento seja executado no servidor, utilize o método Trace do servidor.