<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Processar Dados ao Final da Interrogação Geral |
O Escravo tem a liberdade de enviar dados espontâneos durante a Interrogação Geral. Entretanto, ele tem que garantir sempre que o último valor enviado é o correto, o mais atual.
Por exemplo, quando o Mestre inicia uma Interrogação Geral o Escravo cria uma foto de todos os dados que são enviados e inicia o processo de envio, que pode durar alguns segundos. Durante o processo de envio, se algum dos dados sofrer uma alteração de estado, esta alteração pode ser enviada de forma espontânea:
•Caso o Escravo já tenha enviado o dado na Interrogação Geral, ele pode enviar a alteração espontânea sem problemas
•Caso não tenha ainda enviado o dado, ele pode:
•Aguardar para enviar a alteração espontânea no final da Interrogação Geral
•Enviar a alteração espontânea imediatamente e depois enviar a mesma informação, já com o valor atualizado, como parte da Interrogação Geral
Alguns Escravos implementam esta sequência de forma incorreta, enviando alterações espontâneas durante a Interrogação Geral, mas sem garantir que os dados de interrogação enviados após o valor espontâneo estão atualizados. Por exemplo, no início da Interrogação Geral uma medida analógica estava com o valor 20 mas, durante a interrogação geral (antes que a medida pudesse ser enviada), o valor da medida mudou para 30 e este valor foi enviado de forma espontânea. Mais adiante na Interrogação Geral, o Escravo envia o valor 20, que era o valor da medida no início da Interrogação Geral, fazendo com que o Driver mantenha este último valor (20) como se fosse o valor atual da medida.
Para contornar este problema do Escravo, pode-se habilitar a opção Process data only at GI end. Quando esta opção está selecionada, os dados de interrogação (causa de transmissão igual a 20) recebidos durante a Interrogação Geral são empilhados pelo Driver até o final do processo de interrogação. Neste momento, o Driver exclui dos dados empilhados quaisquer pontos que tenham recebido valores espontâneos durante a interrogação. Se a opção estiver desmarcada, os dados de interrogação recebidos durante o processo são processados imediatamente.
Como esta opção não causa problemas colaterais, fora uma demora a mais para processar os dados de interrogação, ela pode ser mantida sempre habilitada.
NOTA |
Os dados espontâneos recebidos durante uma Interrogação Geral são sempre processados imediatamente pelo Driver. |