<< Clique para Mostrar o Sumário >> Instalação e Configuração do Adaptador Virtual de Rede |
Um Adaptador Virtual é uma placa de rede não física que é instalada no Windows, com o objetivo de prover uma interface única para este Driver, ou outros protocolos, independente de qual rede física esteja ativa, seja A, B ou ambas.
A forma mais simples de instalar um adaptador de rede virtual está descrita a seguir, para o Windows 10.
No menu Iniciar, busque pelo Gerenciador de Dispositivos (Device Manager).
Gerenciador de Dispositivos
Selecione a opção Action - Add legacy hardware.
Na janela Adicionar Hardware, selecione a opção Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (Avançado) (Install the hardware that I manually select from a list (Advanced)) e clique em Avançar.
Selecione o item Adaptadores de rede (Network adapters) e clique em Avançar.
Selecione o item Microsoft na lista Fabricante (Manufacturer) e selecione o adaptador KM-TEST Loopback. Clique em Avançar até terminar.
Também é possível utilizar o adaptador virtual oferecido na instalação da biblioteca Npcap, porém este adaptador é um atalho para o adaptador KM-Test Loopback. Pode-se selecionar esta opção durante a instalação da biblioteca Npcap.
Uma vez definido o adaptador virtual, é preciso habilitar no adaptador o uso da biblioteca de captura Npcap e definir um endereço IP fixo.
Para isso, vá em Painel de Controle - Rede e Internet - Conexões de Rede, onde são exibidas todas as conexões. Selecione as propriedades do Adaptador Virtual:
Na janela de propriedades, habilite o menor número de opções possíveis para diminuir ao máximo o tráfego até os IEDs 61850. As principais opções são o Npcap Packet Driver e o TCP/IPv4.
Selecione as propriedades do TCP/IP e informe um endereço fixo e válido para acessar rede de IEDs.
Clique em OK para aplicar as alterações.
Para garantir que as mensagens MMS do protocolo 61850 sejam direcionadas apenas para o adaptador virtual e não por outros adaptadores, é necessário informar ao driver esta configuração.
Existem duas formas de se fazer isso. A primeira é informando manualmente qual o adaptador deve ser usado pelo driver, e a segunda é informando na propriedade "ServerName/Interface List" da Aba PRP, uma lista com os nomes dos servidores que vão executar o driver, e seus respectivos endereços IP.
Para definir a interface de forma fixa, abra as configurações do driver, e na aba Setup defina o Physical Layer como "Ethernet".
Depois, na aba Ethernet, selecione a opção "Interface" e escolha na lista o endereço IP que foi definido para o Adaptador Virtual. Se esta definição não for realizada, o serviço não irá partir!
Por fim, retorne à aba Setup e retorne a Physical Layer para a opção "None". Clique em OK e salve o driver.
Na Aba PRP, no campo "ServerName/Interface List", deve ser informado uma lista de nomes de servidores (DNS) e endereços IP no padrão ServerA:IPA;ServerB:IPB para que o mesmo arquivo PRJ contendo este driver possa ser usado sem alterações em ao menos 2 servidores. Quando o driver parte, é obtido o nome do computador local e verificamos se há nessa lista um IP correspondente a esse nome, caso positivo esse IP será usado como o IP da Interface Virtual.
NOTAS |
•No caso de outros computadores com o serviço PRP da Elipse Software na mesma rede, é necessário definir um MAC Address diferente para cada adaptador virtual em cada computador. Isto porque o adaptador virtual é instalado sempre com um MAC Address padrão, idêntico entre todos os computadores que o tiverem instalado, como por exemplo dois servidores Elipse Power redundantes. Para modificar o MAC Address, abra as configurações da placa e clique em Configurar. Selecione a aba Avançado e, na opção Network Address, defina um MAC Address, no padrão de 12 dígitos hexadecimais. •Devido à uma característica do adaptador de rede virtual, ao desabilitar um adaptador no Windows durante a execução do serviço PRP e habilitá-lo novamente, é preciso reiniciar o serviço para que a comunicação volte a funcionar. |