<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Configurações do Driver |
O sistema de comandos FINS dá suporte à comunicação com dispositivos em redes OMRON locais e remotas.
Aba FINS
A janela de propriedades deste Driver, além de apresentar várias opções de configuração, também mostra uma lista selecionável com os IDs de dispositivos remotos já determinados. A lista aparece em branco caso não existam IDs configurados.
Para determinar uma lista de IDs de dispositivos remotos, deve-se preencher corretamente todas as opções do grupo FINS addresses (PLC).
O ID do dispositivo é o endereço de rede com 3 (três) camadas, que identificam de modo exclusivo o dispositivo alvo. O formato do ID do dispositivo é AAA.NNN.UU, em que:
•AAA: Endereço da Rede Destinatária FINS (Network: entre 0 (zero) e 127, em notação decimal)
•NNN: Número de Nó Destinatário FINS (Node: entre 0 (zero) e 255, em notação decimal)
•UU: Número da Unidade de Host Link usada para a interface do computador (Unit: entre 0 (zero) e 31, em notação decimal)
As opções a seguir destinam-se à manipulação dos dados dos IDs da lista:
•Add: Adiciona novos parâmetros
•Update: Altera parâmetros já listados
•Remove: Remove totalmente uma linha de parâmetros
Ao adicionar um novo ID à lista, automaticamente atribui-se um índice. Este índice é utilizado para se referir ao ID quando um Tag é configurado.
O grupo Source addresses (PC) se refere à configuração do computador local e as opções são configuradas da mesma forma que o grupo FINS addresses (PLC). A opção PLC Type permite selecionar o tipo de CLP a comunicar. Os valores possíveis para esta propriedade são CS/CJ ou CV.
A opção Ignore non-fatal CPU unit errors pode ser selecionada caso códigos de erros não fatais sejam retornados pelo equipamento. O normal é este Driver considerar todo erro não fatal como erro, descartando os valores recebidos apesar de indicar como dados de uma conclusão normal e não comprometer a integridade destes valores. Ao selecionar esta opção, este Driver passa a tratar com menos rigor e desconsidera a indicação de erros não fatais na unidade.
NOTA |
As Informações de preenchimento do grupo Source addresses (PC) são Network: Deve ser o mesmo do CLP Local, Node: Deve ser diferente do Node do CLP Local e diferente de 0 (zero) ou Unit: Não utilizado e que recomenda-se manter em 0 (zero). Para comunicações via Ethernet com equipamentos usando o protocolo FINS, a opção Transport configurada na aba Ethernet deve ser igual a UDP/IP. Para comunicações via Ethernet com equipamentos usando o protocolo Host Link, a opção Transport configurada na aba Ethernet deve ser igual a TCP/IP. |