<< Clique para Mostrar o Sumário >>

Nome do Arquivo

DNPSlave.dll

Fabricante

Protocolo DNP 3.0

Equipamentos

 

Protocolo

DNP 3.0

Versão

4.0.49

Última Atualização

29/03/2022

Plataforma

Win32

Dependências

IOKit v1.15

Leitura de Superblocos

Não

Nível

31201

 

Introdução

Este Driver implementa o protocolo DNP 3.0 no modo Escravo (Outstation), de acordo com os níveis 2 (dois) e 3 (três).

O DNP (Distributed Network Protocol) é um protocolo de comunicações aberto e não proprietário, baseado nas especificações do IEC (International Electrotechnical Commission), adaptado para uso em aplicações altamente seguras, à velocidade e quantidade de dados moderada. É extremamente flexível e pode ser utilizado em qualquer plataforma de hardware.

O modelo especificado pela ISO/OSI (International Standards Organization / Open System Interconnection) estabelece sete camadas para um protocolo de rede. Já o IEC especifica um modelo simplificado, que consiste nas camadas física, data link e aplicação somente. Tal modelo é chamado EPA (Enhanced Performance Architecture). A figura a seguir mostra a estrutura do modelo EPA e seu sistema de comunicação.

Modelo Enhanced Performance Architecture

Modelo Enhanced Performance Architecture

A Camada do Usuário (User Layer) pode ser definida como o local em que o usuário manipula os dados depois de todas as comunicações. Nas aplicações da Elipse Software, esta camada é representada pela aplicação do usuário. A camada do usuário usa a camada de aplicação deste Driver para enviar ou receber mensagens completas para ou de uma estação.

A Camada de Aplicação (Application Layer) é responsável por especificar em detalhes os pedidos da camada do usuário, e de volta à esta quando a mensagem vem da camada data link. Em outras palavras, esta camada junta as mensagens da camada do usuário, os fragmentos, em uma mensagem de múltiplos fragmentos com informação completa para ser processada e enviada para uma estação pela camada data link.

A Camada Data Link é usada para passar mensagens entre as estações primária, ou originadora, e secundária, ou recebedora. Esta camada também empacota os dados, verifica-os em relação aos erros de transmissão e envia para a rede TCP/IP.

O protocolo DNP pode ser configurado para trocas de mensagens via polling, ou comunicação constante, ou via integridade - mudanças, que é mais eficiente. O envio das mudanças, também conhecido como RBE (Report by Exception), pode ocorrer de forma espontânea ou não solicitada ou não espontânea, através da solicitação explícita do lado Mestre pelas mudanças.

Esta página foi útil?