Funcionamento

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Funcionamento

Este Driver deve ser usado para operar em modo Escravo, enviando os dados para algum Driver DNP em modo Mestre via Serial, Modem ou Ethernet TCP/IP.

Os dados que são enviados ao Mestre através de pedidos de leitura, geralmente comandos de leitura de variáveis estáticas ou de eventos, devem ser constantemente informados a este Driver através da escrita em Tags, onde cada Tag deve estar apontando para um ponto na base de dados.

Para efeitos de comunicação pelo protocolo, este Driver só reconhece a existência de um objeto DNP quando o primeiro valor é escrito para um objeto. A partir deste momento, o lado Mestre pode realizar solicitações para este Driver, o lado Escravo, que responde conforme os objetos solicitados.

 

NOTA

Os objetos que geralmente são lidos pelo lado Mestre, através da Função 1 de leitura, devem ter seus Tags correspondentes cadastrados neste Driver Escravo com o parâmetro N2 igual a 1 (um), ou seja, a escrita deste Tag para o Driver Escravo informa o valor atual para o objeto. A partir desta escrita, este Driver verifica se o novo valor informado quando comparado ao valor anterior corresponde à geração de um evento, de acordo ainda com as configurações de cada Tag, o que é informado no parâmetro N1.

 

Por exemplo, o Mestre pergunta o valor do Objeto 1, Variação 2 e Índice 100. Este ponto digital deve estar cadastrado na base de dados do Escravo através de um Tag com o parâmetro N1 igual a 21, supondo que este ponto vai gerar um SOE e está associado à Classe 1), o parâmetro N2 igual a 1 (um), o parâmetro N3 igual a 102 e o parâmetro N4 igual a 100. Ao iniciar a aplicação, este ponto não tem nenhum valor. Através da escrita de um valor (zero ou um) neste Tag, o ponto é efetivamente criado como um ponto online na base de dados deste Driver.

 

NOTA

Conclui-se que uma aplicação deve sempre receber os dados de algum lugar e atribuí-los aos Tags deste Driver para que tenha os valores atualizados.

 

Para os Tags declarados como pertencentes às classes 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três), com eventos com ou sem estampa de tempo, ao realizar a atribuição é automaticamente verificado se deve ser gerado um novo evento, de acordo com a banda morta se forem contadores ou analógicos, colocando-se o novo evento disponível para a classe.

Mesmo quando a propriedade DeadBand é declarada com o valor 0 (zero), é necessária uma mínima mudança de valor ou qualidade para que um novo evento seja gerado. Para que a banda morta não seja verificada, o valor 100 pode ser adicionado ao parâmetro N1, conforme os exemplos a seguir.

Tag com o parâmetro N1 igual a 22 (SOE, Classe 2), parâmetro N2 igual a 1 (um), parâmetro N3 igual a 3002 e parâmetro N4 igual a 10 (16-bit Analog point 10, com SOE)

Valor atual igual a 100, qualidade atual igual a 192 e estampa de tempo igual a 1/1/2012 12:00:00

 

Uma escrita neste Tag com o mesmo valor e qualidade mas com a estampa de tempo diferente, na configuração com o parâmetro N1 igual a 22, não gera um novo evento.

Mas caso o parâmetro N1 seja modificado para 122, mesmo que o valor e qualidade sejam os mesmos, um novo evento é gerado na escrita. Isto é útil para representar eventos de trip sem retorno ou eventos de Sag/Swell.

Esta página foi útil?