Leitura de Eventos de Entradas Digitais

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Leitura de Eventos de Entradas Digitais

Este método de leitura de dados com estampa de tempo é geralmente empregado em subestações pelo fabricante do equipamento.

Através do Tag com o parâmetro B2 igual a 10, este Driver pode ler blocos de valores de uma pilha implementada pelo software residente no CLP. Cada bloco de valores na pilha representa um evento e é composto por seis bytes.

O valor do ponteiro de leitura indica o endereço de início da pilha na memória do CLP. Já o ponteiro de escrita indica a próxima posição vaga na pilha, onde deve ser adicionado o próximo bloco de evento. O valor do ponteiro de escrita é igual ao do ponteiro de leitura mais o número de blocos existentes na pilha, e é incrementado em seis unidades a cada bloco de evento adicionado.

Quando este Tag é lido pela aplicação, este Driver lê e interpreta todos os blocos presentes na pilha do CLP e iguala o valor do ponteiro de escrita ao valor do ponteiro de leitura, esvaziando assim a pilha. A tabela a seguir mostra o formato de armazenamento de cada bloco na pilha do CLP.

Formato de blocos de eventos na pilha do CLP

Byte

Descrição

1

Byte menos significativo do Word de 16 bits que identifica o número da entrada digital

2

Byte mais significativo do Word de 16 bits que identifica o número da entrada digital

3

Byte de parâmetros diversos (status)

4

Byte mais significativo dos milissegundos da estampa de tempo

5

Byte menos significativo dos milissegundos da estampa de tempo

6

Minutos da estampa de tempo. Desconsidere o bit mais significativo

Esta página foi útil?