Tags Bloco com Estampa de Tempo Fornecida pelo PLC

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Tags Bloco com Estampa de Tempo Fornecida pelo PLC

Para transferir automaticamente valores com estampa de tempo própria para a aplicação, deve-se criar uma fila em uma área de memória qualquer do PLC, com as seguintes características:

Deve ser uma área contínua formada por células no formato a seguir, para um Tag Bloco de tamanho N:

Mês × 100 + Dia

Hora × 100 + Minuto

Ano × 100 + Segundo

Valor do Elemento 0 (zero)

Valor do Elemento 1 (um)

Valor do Elemento N

Soma de verificação (checksum)

 

A soma de verificação (checksum) é calculada como a soma simples de todos os Elementos daquela célula.

Duas palavras de controle devem ser colocadas em dois endereços consecutivos de memória. A primeira destas palavras é um status de leitura. Ao iniciar a leitura da pilha, a aplicação escreve o valor 1 (um) nesta posição de memória. Ao terminar a leitura, escreve o valor 2 (dois), indicando que os dados foram lidos com sucesso, podendo ser descartados da pilha. Ao zerar a pilha, o PLC deve configurar esta variável novamente em 0 (zero). A segunda palavra de controle contém o tamanho da pilha em valores do tipo Word. Assim, para um Bloco de tamanho N, cada célula deve ter o tamanho N + 4, ou seja, N Elementos + Mês + Hora + Ano + Soma, e o tamanho total da pilha é, portanto, o número de células multiplicado por N + 4.

Ao configurar a primeira variável de controle em 1 (um), a aplicação indica ao PLC que iniciou um processo de leitura. Enquanto durar esta operação, novos dados não devem ser colocados na pilha. Neste caso, os dados devem ser armazenados em outra área e transferidos para a pilha após o término desta operação, ou seja, depois da aplicação configurar a variável em 2 (dois) e o PLC ter zerado a pilha.

Para evitar problemas em caso de erro na leitura, o PLC deve voltar a variável de controle para a posição inicial 0 (zero) após três minutos do início da operação.

Esta página foi útil?