Tarefas do PLC

<< Clique para Mostrar o Sumário >>

 

Tarefas do PLC

O programa do PLC deve ser responsável por executar as seguintes tarefas:

Ao ligar: Zerar as memórias das variáveis de W04 a W09

Após adicionar um evento no buffer de memória: Verificar se houve overflow, ou seja, se a variável W03 é igual à variável W04. Caso positivo, incrementar a variável W05

 

O apontador de leitura permite ao PLC detectar e sinalizar à aplicação sobre o overflow do buffer circular, informação crucial na validação dos dados.

O PLC registra o banco de dados para a aplicação junto com os eventos de sincronia. Isto permite que uma aplicação desligada possa interpretar corretamente o contador de centésimos dos eventos do buffer.

O armazenamento da última base de tempo utilizada pela aplicação, variáveis W06 ou W07, permite que esta aplicação seja interrompida e reiniciada a qualquer momento. Desta forma, os eventos não são perdidos e os registros de tempo são completamente confiáveis. Só ocorre perda se houver overflow no buffer do PLC.

A indicação de overflow da memória permite que a aplicação tente recuperar um número maior de eventos, pois quando isto ocorre, o contador de leitura é desconsiderado e todo o buffer é lido. Esta indicação também valida ou não a última base de tempo utilizada por este Driver, nas variáveis W06 ou W07.

Quando mais de uma aplicação está presente, deve ser criado um mecanismo de comunicação entre os PLCs, de forma que quando uma das aplicações sincroniza o relógio, este possa passar para um dos PLCs a nova base de tempo, e este PLC informa aos outros PLCs na rede a nova base de tempo, copiando o conteúdo das variáveis W08 ou W09. Isto permite que uma aplicação atualize a base de tempo de todos os PLCs, sem que para isto todas as aplicações estejam ativas.

Esta página foi útil?