<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Sistema COV |
O Sistema COV (Change of Value) permite que equipamentos avisem a um Driver caso haja alguma modificação de uma propriedade específica.
Para utilizar o sistema COV é necessário habilitar as leituras agrupadas. Para isto, configure a opção Disable Read Grouping and COV com o valor Falso.
Ao habilitar este sistema, este Driver inicia a comunicação com um equipamento e verifica se este equipamento suporta o sistema COV. Caso não suporte, este Driver utiliza leituras agrupadas ou simples.
As propriedades que suportam COV são presentValue e statusFlags para os objetos analogInput, analogOutput, analogValue, binaryInput, binaryOutput, binaryValue, lifeSafetyPoint, lifeSafetyZone, multistateInput, multistateOutput e multistateValue e as propriedades presentValue, statusFlags, controlledVariableValue e setpoint para o objeto loop.
Para utilizar assinaturas COV, recomenda-se que este Driver escute em uma porta UDP/IP fixa, porta esta utilizada por um equipamento para enviar notificações. Se a porta de escuta é variável, como por exemplo ao conectar a uma porta fixa sem especificar uma porta local, a cada execução são criadas assinaturas novas, e portanto este Driver não tem condições de eliminar assinaturas antigas ainda ativas.
Antes de criar uma assinatura COV para uma propriedade, este Driver verifica a existência da propriedade e estabelece um valor inicial para o Tag, já que assinaturas COV só enviam valores quando uma propriedade é alterada.
Observe que no protocolo UDP as notificações COV enviadas por um equipamento podem ser perdidas, possivelmente deixando os Tags com valores congelados. Ao identificar Tags com valores congelados, uma provável causa é o descarte de pacotes UDP pela rede. Neste caso, desabilite a assinatura COV e retorne para a leitura por polling.